O governo da Malásia vai investir 37,5 bilhões de euros na melhoria da rede ferroviária, a fim de resolver os problemas do trânsito sobrecarregado e ganhar adeptos deste transporte público, informou a imprensa local hoje.
A Comissão para o transporte público na Malásia, disse que o governo deu a luz verde para o ambicioso projeto. O orçamento, para os próximos sete anos, é maior que o gasto total em construção de ferrovias nos últimos 20 anos.
Os mais de 1.000 quilômetros que separam Padang Bear, no norte da península de Malacca até Johor Bahru, no sul, serão servidos por transporte ferroviário massa em Kuala Lumpur, ou um trem de alta velocidade que ligue Malásia e Cingapura, são alguns dos projetos.
Só 4 % dos malaios utiliza o atual serviço de transporte ferroviário, ao qual atribuem problemas de manutenção e dizem ser lento.
"Considerada como uma indústria morta, as ferrovias fizeram seu retorono e está prestes a tornar-se nos próximos anos, um serviço amplamente usado" anunciou recentemente o primeiro-ministro malaio Najib Razak ao canal de televisão "Channel News Asia".
O início das obras está previsto para 2015, esperando-se que sejam concluídas em 2020.
Leia também:
Metrô de Paris: altos e baixos
Metrô de Moscou deve ter nova linha (circular) em 2014
SP faz maior investimento em trilhos da América Latina, diz governo