O novo aeromóvel de Porto Alegre deverá ganhar um segundo veículo ainda neste mês de setembro. De acordo com a Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de POA), o modelo A200, vagão articulado com capacidade para 300 pessoas, está 84% concluído nos galpões da fornecedora T'Trans em Três Rios, no Rio de Janeiro.
Conforme a Trensurb, o A200 irá funcionar alternadamente com o A100 – com capacidade para 150 passageiros –, conforme a demanda. No momento, o A200 recebe a instalação de portas e dos sistemas de comunicação e eletroeletrônicos informatizados, além da configuração dos softwares operacionais que integram o sistema.
O cronograma atual prevê sua chegada a Porto Alegre ainda neste mês.
O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, destaca que o veículo articulado terá papel fundamental para atender a crescente demanda de usuários que utilizam o sistema: “a partir de novembro, com a automação completa do aeromóvel, a prestação de serviço será ampliada e funcionará durante todo o horário de operação do metrô”.
Estatísticas do funcionamento
Até o momento, 23.438 usuários foram transportados, em 1.212 viagens desde sua inauguração, em 10 de agosto. Com o progresso na construção do veículo A200, o projeto Aeromovel atinge a marca de 98,4% de conclusão, sem apresentar quaisquer tipos de falhas técnicas durante todo o período de testes, que deve se estender até meados de novembro.
A linha que liga a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho presta serviço das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, sem cobrança de passagem. Quando a operação plena tiver início, os usuários que embarcarem no Aeromovel no terminal junto ao aeroporto irão adquirir a passagem (de R$ 1,70) que dará direito ao transporte na linha do metrô sem cobrança adicional. Da mesma forma, quem desembarcar na Estação Aeroporto da Trensurb poderá utilizar o Aeromovel para se deslocar até o aeroporto sem pagar nova tarifa.
Leia também:
RS: Dilma inaugura o primeiro aeromóvel do Brasil
Porto Alegre inaugura até agosto o primeiro aeromóvel do país
Bilionário quer investir em transporte supersônico por tubos na Califórnia