Luis Gustavo Cardoso dos Santos, 15 anos, ainda não tem idade de começar a trabalhar. Mas já pensa no assunto. Ele quer ser mecânico. E um curso gratuito que chegou até sua escola, a Laura Andrade, no Aventureiro, está trazendo esta garantia para seu futuro.
A Federação Catarinense de Ciclismo, em parceria com a Tupy e a Secretaria de Educação de Joinville, está promovendo rápidos cursos profissionalizantes para ensinar os adolescentes a montar e arrumar uma bicicleta. Na escola do Aventureiro, por exemplo, as vagas foram totalmente preenchidas e dez ficaram na fila de espera.
Em um horário no contraturno escolar – geralmente à noite –, alunos de podem participar da iniciativa. A empresa garantiu a bicicleta que servirá de “cobaia” para as aulas, as ferramentas, os aventais e até uma camisa do Projeto Escola de Montar.
– Ainda não sei em que área quero trabalhar. Quis fazer o curso para conhecer melhor a bicicleta e aprender a arrumar ela sozinho – conta o estudante Matheus de Lima, 14, que anda todos os dias de bike.
De acordo com o instrutor do curso, André Samulewski, a garotada é empenhada. Ele dá dicas e ensina desde trocar o freio da zica até lições de empreendedorismo, para aqueles que querem, mais tarde, ter o próprio negócio. Dez escolas serão percorridas neste ano.
– Alguns alunos que tinham dificuldades para prestar atenção na aula estão concentradíssimos na atividade. Será ótimo para eles – comemorou a diretora da Escola Laura Andrade, Aparecida Modesto.
Leia também:
"Melhor solução é entender o transporte como um sistema único"
SC: Após pedalar pelas ruas da capital, prefeito promete melhorias
Em Florianópolis, recursos para ciclovias são usados para outros fins