Obras da nova ciclovia de Porto Alegre começam no dia 22

Circuito na avenida Ipiranga terá mais de 9 quilômetros de extensão

Notícias
 

 |  Autor: Blog Porto Imagem  |  Postado em: 05 de setembro de 2011

Projeto de ciclovia na avenida Ipiranga é entregue

Projeto de ciclovia na avenida Ipiranga é entregue

créditos: Ricardo Giusti / Divulgação / PMPA

Os ciclistas de Porto Alegre terão mais um espaço para pedalar. Na manhã desta segunda-feira, foi entregue o projeto executivo da ciclovia que será construída na avenida Ipiranga. As obras terão início no dia 22 de setembro, dentro das atividades alusivas ao Dia Mundial Sem Carro. Para comemorar, haverá um passeio com bicicletas pela via. O local terá 9,4 quilômetros de extensão, no trecho entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Antônio de Carvalho.

De acordo com o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, esse é um momento único porque representa a concretização das determinações do Plano Diretor Cicloviário. “A cidade tem potencial para ter 455 quilômetros de ciclovias”, projetou. Segundo ele, a meta é que Porto Alegre tenha, até 2014, mais de 40 quilômetros de espaços do tipo. “O projeto tem o objetivo de atender aos 200 mil ciclistas e também estimular esse meio de transporte mais sustentável e que promove a qualidade de vida”, explicou Cappellari, ressaltando o crescimento da frota de veículos e o impacto provocado no trânsito da cidade.

Cappellari adiantou que o próximo passo será a ligação das ciclovias das avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Diário de Notícias. A EPTC anunciou ainda as medidas que já estão em andamento, como a construção da ciclovia na avenida Sertório, que seguirá até o Aeroporto Internacional Salgado Filho. O prefeito José Fortunati destacou que a Capital está avançando e levando em consideração as futuras gerações. “Não estamos pensando na cidade apenas neste momento, mas sim no que queremos para o futuro. Mais do que apenas fazer as ciclovias, estamos elaborando projetos para interligar essas rotas”, afirmou.

A implantação na avenida Ipiranga foi idealizada pela Gerência de Planejamento Estratégico da EPTC e o projeto executivo elaborado pela Cia. Zaffari. A parceria envolve ainda o Praia de Belas Shopping Center. O diretor de expansão do Grupo Zaffari, Cláudio Luiz Zaffari, disse que a parceria é uma prova efetiva de que iniciativas públicas e privadas podem ser desenvolvidas juntas e com sucesso.

“Este é um momento em que a inércia que existe em dar andamento a algumas políticas públicas é rompida”, salientou. O gerente-geral do Praia de Belas Shopping Center, Sérgio Zukov, disse que a cidade avança muito quando se estabelece parcerias de sucesso. “É uma proposta inteligente e vitoriosa que todos têm a ganhar, principalmente o cidadão”, assinalou.

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário