Começou funcionar nesta segunda-feira (29) a faixa exclusiva para ônibus do Corredor Norte-Sul e, segundo medição feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) após implantação, a velocidade média dos veículos na via melhorou de 9,2 km/h para 25 km/h.
A faixa que começa na alça de acesso da Marginal Tietê para o corredor e pega as avenidas Santos Dumont e Tiradentes funciona das 6h às 22h e tem 2 km de extensão nos dois sentidos. No trecho onde começou a funcionar a faixa circulam 26 linhas de ônibus transportando 200 mil passageiros por dia. A faixa deve ser ampliada já no mês de agosto, ganhando continuidade em duas novas extensões.
O Corredor Norte-Sul é o que registra o pior índice de lentidão na cidade pela manhã. Os carros andam em média a 9,2 km/h.
Novos corredores
A partir desta segunda-feira, os ônibus também poderão circular com exclusividade na Rua Loefgreen, na Zona Sul da cidade, entre as Rua Professor Tranquilli, Afonso Celso,Tenente Gomes Ribeiro e a Rua dos Otonis, de segunda a sexta-feira, das 6 às 9h e das 17h às 20h.
Em um primeiro momento, a CET fará apenas um trabalho de orientação nas três vias com mudanças, sem autuações. O motorista que não respeita a exclusividade dos ônibus nas outras faixas espalhadas pela cidade durante seus horários de ativação está sujeito à multa por infração leve - R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Leia também:
Depois de protestos, Dilma anuncia em SP recursos para mobilidade
Em São Paulo, trânsito aumenta 12% no horário de pico da noite
São Paulo terá mais três faixas de ônibus a partir de hoje