No site da companhia do Metrô de São Paulo está disponível o 'relatório de empreendimentos', que mostra detalhes do projeto das futuras linhas que farão a extensão da linha 2-verde. Ainda não há recursos garantidos para a continuidade da obra da linha verde, vale lembrar. Mas já há negociações entre os governos do estado e federal para a aplicação nessa obra de parte dos 50 bilhões prometidos recentemente pela presidente Dilma Rousseff para a mobilidade urbana no país.
Nas projeções apresentadas no site do Metrô, destaca-se uma estação em Guarulhos, a primeira a ser construída neste município da Grande São Paulo. É a futura estação Ponte Grande, localizada entre as projetadas Paulo Freire e terminal Dutra. Na estação, que fica em um distrito estritamente residencial, está previsto um grande estacionamento para os carros que chegam em São Paulo pela Dutra/Airton Senna e Fernão Dias.
A explicação é que esta rede está sendo desenhada para se constituir em um “metrô-anel”, onde todas as rodovias que chegam na cidade seriam servidas por uma estação de metrô. A partir daí, dizem os técnicos do metrô, estaria aberta a possibilidade de se restringir a circulação de automóveis no centro expandido.
Estão previstos 39 trens para atender a toda a linha verde, da Vila Madalena à Dutra. Existem projetos de levar na outra ponta o antigo ramal paulista à estação Cerro Corá, posteriormente à Vila Madalena.
Extensão da linha 2
A extensão da linha 2-Verde está prevista em 2 fases. Primeiro da Vila Prudente à Vila Formosa, e posteriormente até a Dutra. De acordo com a GPE – Gerência de Planejamento Empresarial do Metrô, com seu traçado “em arco”, esta linha funciona como uma ligação perimetral, e permitirá outra forma de deslocamento na malha metroviária - hoje só feita por movimentação radial -, o que aliviaria as linhas 3-Vermelha e 1-Azul.
Para mais detalhes desta e outras obras do Metrô, acesse o arquivo aqui.
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