O governo de Goiás marcou para o dia 2 de agosto a abertura das propostas da PPP (parceria público-privada) para implantação e operação do Veículo Leve sobre Trilhos de Goiânia. As obras estão previstas para setembro, com dois anos de duração. O projeto é estimado em R$ 1,3 bilhão, dos quais R$ 800 milhões serão aplicados pelo governo estadual e federal e R$ 500 milhões pela empresa que vencer a PPP.
O governo do estado de Mato Grosso, para financiar os custos de implantação do sistema VLT, assinou dois contratos, um com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 423 milhões, e outro contrato de R$ 727,9 milhões financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) por meio da CEF. O governo de Mato Grosso ainda consignou o montante de R$ 110 milhões destinados para as desapropriações, totalizando R$ 1.260.900.000 de investimento.
Descrição dos Projetos:
GOIÂNIA
Trecho: Leste-Oeste (av. Anhanguera)
Percursos: 14km
Paradas: 12 Estações e 05 terminais
Custo: R$ 1,3 bilhão
CUIABÁ
Trecho: Com dois eixos, CPA - Aeroporto e Cóxipo -Centro. O modal será implantado no canteiro central das avenidas História Rubens de Mendonça, FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
Percurso: 22km
Paradas: 32 Estações e 03 Terminais
Custo: R$ 1,260 Bilhão
São dados comparativos iniciais da implantação do VLT em Cuiabá e Goiânia. No decorrer das execuções dos contratos pode haver aditivos, mas serve para análise comparativa de valores.
Inicialmente o que se pode ver é que Cuiabá terá um percurso de 22 km e o de Goiânia 14 km, Cuiabá terá 32 estações e 3 terminais, Goiânia 12 estações e 5 terminais. O principal da constatação é que a implantação de VLT de Cuiabá terá um custo menor do que o de Goiânia, mesmo tendo os dados em relação aos projetos.
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