Responsável pela implantação dos primeiros bondes elétricos na cidade de São Paulo, no final do século XIX, a empresa canadense Light & Power Co. lançou em 1920 o Plano Integrado de Transportes, que aproveitava os trilhos urbanos já existente e criava um sistema de transporte rápido, o “Metrô da Light”.
A proposta previa três linhas duplas de alta velocidade que cruzavam a cidade nos sentidos Sudeste, Oeste, Sudoeste e Norte, mas não foi bem acolhida pelas autoridades.
A linha no sentido norte-sul já tinha um traçado bem próximo ao da atual Linha Azul do metrô e cruzava o centro exatamente sobre o Largo de São Bento, como mostra a ilustração da época
O assunto do metrô somente voltaria aos debates nos anos 1950, novamente sem sucesso, e apenas em 1974 a primeira linha começou a operar na capital paulista.
PS.: O leitor Rodrigo Alves de Paula informa via Facebook que o projeto foi rejeitado pela prefeitura porque a Light previa o reajuste da tarifa do bonde em 100% para implantar o sistema.
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