A falta de ciclovias, educação no trânsito e de uma fiscalização mais atuante faz com que muitos ciclistas trafeguem pelas ruas de Boa Vista de forma incorreta. Nas ruas da capital é cada vez maior o número de pessoas que aderem a bicicleta como meio de transporte. A legislação prevê direitos e deveres para estes condutores no trânsito.
Elas disputam espaço entre carros e motos, com isso é difícil para os condutores seguirem as regras em meio ao trânsito conturbado. "Prefiro andar pela calçada por ser mais seguro. Não é certo, mas você tem que andar por aqui, pois não há ciclovias", criticou um ciclista.
Há quase dez anos, o vendedor Kaio Soares utiliza a bicicleta como meio de transporte para todas as atividades diárias. "Gosto de pedalar e de praticar esporte, e esta é uma boa oportunidade para me exercitar. Sempre uso a bicicleta para todos os lugares que saio pela cidade", disse.
O Código de Trânsito Brasileiro define o certo e o errado para quem pedala, mas na prática não é fácil para os condutores.
"Ele prevê que o condutor da bibicleta tem que transitar pelo lado direito da pista e em fila indiana, para não atrapalhar o trânsito e nem colocar a vida em risco", informou o Gladson Mesquita, chefe de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Ainda segundo ele, há também algumas normas de segurança como: usar capacete, retrovisor do lado esquerdo e sinalizadores.
Em nota, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU) informou que está trabalhando em um projeto de mobilidade urbana, que prevê a implantação de 22,51 quilômetros de infraestrutura cicloviária na capital. O projeto está em fase de conclusão e será eviado ao Ministério das Cidades para alocação de recursos federais. Mas não deu previsão de data para a conclusão do projeto.