Um projeto que deveria ser copiado por todas as cidades do Brasil: demorou cerca de cinco anos até ficar pronto e, em maio de 2013, o circuito Cultural Trail foi inaugurado para a felicidade dos cidadãos de Indianápolis, a capital do estado de Indiana, Estados Unidos.
O projeto esticou mais de 15 quilômetros de ciclovias e vias exclusivas a pedestres que ligam cinco distritos da cidade aos principais pontos turísticos e culturais (clique aqui e veja o mapa).
O Cultural Trail de Indianápolis humanizou a cidade de tal maneira que alguns sites como o treehugger.com se mostraram indignados pelo pouco alarde feito pela mídia – segundo esses críticos, a iniciativa é incomparavelmente mais grandiosa em termos de mobilidade urbana e integração do que o sistema de bikes compartilhadas que também foi inaugurado recentemente em Nova York.
No filme a seguir, a ideia passada é que se trata da “maior conquista de infraestrutura ciclística da América do Norte”, mas que ainda permanece praticamente em segredo. Está aí uma boa ideia que as metrópoles brasileiras poderiam copiar.
Leia também:
Light Up the Night
Pedestres que transitam nas ruas com celular ou fone de ouvido correm mais riscos
Quatro grandes ideias para revolucionar o transporte