Para especialistas, é preciso diversificar meios de transporte em Ribeirão Preto

Enquanto a prefeitura aposta na readequação do transporte coletivo por ônibus para desafogar as ruas de Ribeirão Preto, especialistas afirmam que a medida é paliativa

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 17 de junho de 2013

Trânsito na rua São Sebastião, uma das mais movime

Trânsito na rua São Sebastião, uma das mais movimentadas

créditos: Silva Junior/Folhapress

 

Mestre em transporte pela USP e professor da faculdade Moura Lacerda, Creso de Franco Peixoto diz que o trânsito sufocado é uma tendência mundial e que, em Ribeirão, atingiu níveis onde não há mais solução se se mantiverem as ruas como estão.

 

"Estamos com um nível de motorização considerado excessivo para que se continue usando a fórmula de aumentar ruas, avenidas e faixas de trânsito", diz Peixoto. Há 1,5 habitante para cada veículo no município.

 

Para a atual situação, o plano ideal é diminuir os espaços de carros e motos e incentivar o uso de ônibus e a circulação a pé. Porém, para funcionar, teria de ser adotado o sistema BRT (Bus Rapid Transit, ou trânsito rápido de ônibus), semelhante ao adotado em Curitiba (PR).

 

Nele, os coletivos trafegam em velocidade maior, em faixas exclusivas, e fazem menos paradas nos pontos, incentivando o uso do sistema de transporte de massa.

 

Outro ponto é o investimento em segurança pública, para que as pessoas voltem a andar a pé pelas ruas sem o medo de serem assaltadas, por exemplo.

 

NUMA SÓ DIREÇÃO

Mais heterodoxa, como ele próprio classifica, outra alternativa que pode ajudar a desafogar o centro seria criar uma rótula de trânsito rápido. Nela, grandes avenidas teriam todas as pistas seguindo em apenas uma direção.

 

"Seria como colocar a Francisco Junqueira, a Jerônimo Gonçalves, a Caramuru, a João Fiúsa e a Presidente Vargas, todas com mão única. É uma alternativa que já foi pensada para Campinas, e deveria se pensar também para Ribeirão Preto."

 

Mais ortodoxo, o especialista em transportes e professor titular da USP José Bernardes Felex diz que é necessário obter a confiabilidade no transporte coletivo, mas faz ressalvas ao modelo adotado por Ribeirão Preto, que valoriza o ônibus.

 

Para ele, o ideal seria diversificar as soluções, como o veículo leve sobre trilhos, que cumpre trajetos de formas mais rápidas.

 

"Enquanto Ribeirão Preto não pensar em seu futuro e adotar, por exemplo, o transporte com trilho, que possa passar por cima das vias, não tem jeito [de melhorar]", diz.

 

Ele também afirma que as melhorias com adaptações do transporte coletivo mantendo as vias atuais, conforme prevê o atual contrato para exploração do serviço, só serão efetivas por um tempo.

 

De acordo com José Felex, mesmo o transporte por ônibus tem uma capacidade máxima e só funcionaria com a eliminação dos carros das ruas. Mas ele mesmo diz que isso é inviável. Uma "solução" que nunca acontecerá.

 

Leia também:

Abaixo da média nacional, Ribeirão Preto (SP) quer ampliar uso de ônibus 

Ciclovia em Ribeirão Preto tem mato alto e pouca iluminação 

Diferenças no ranking e na vida diária entre Ribeirão e Rio Preto 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Thiago - 17 de Junho de 2013 às 10:15 Positivo 1 Negativo 0

Ribeirão precisa passar por uma mudança radical no seu sistema de transporte público! Daqui a poucos anos teremos congestionamentos constantes nas principais avenidas. Alias, o planejamento viário de Ribeirão é o mesmo de 20 anos atras!

Clique aqui e deixe seu comentário