Depois que os empresários perderam o interesse pelo Expresso Aeroporto, em razão do projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) do governo federal (que prevê conexão com os aeroportos de Guarulhos, Viracopos, em Campinas, e o Campo de Marte), o governo estadual optou por extinguir o projeto e ampliar a Linha 13-Jade.
O projeto anterior interligaria o Aeroporto Internacional de Guarulhos ao centro da cidade, mas agora a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) irá inserir mais três quilômetros no projeto original da Linha 13-Jade para atender os passageiros do terminal.
11 QUILÔMETROS
De acordo com a assessoria de imprensa da CPTM, a futura linha terá cerca de 11 quilômetros de extensão e oferecerá acesso rápido e econômico ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O ponto de partida será a atual estação Engenheiro Goulart, que faz parte da Linha 12-Safira e liga o Brás a Calmon Viana. Serão mais duas novas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto Internacional de Guarulhos. Os investimentos previstos são de R$ 1,2 bilhão. Neste montante já está incluso toda infraestrutura relacionada à operação e trens.
A CPTM disse ainda que, em dezembro de 2012, foi lançado o edital de pré-qualificação dos consórcios interessados na execução das obras civis da Linha 13. “A CPTM está na fase final de análise dos recursos administrativos apresentados para dar prosseguimento ao processo licitatório.”
Leia também:
Reduzir a tarifa e melhorar o transporte
Metrô de SP estuda esconder monotrilho
Em defesa da tarifa zero