A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou na última quinta-feira (15) a licitação para as obras da ciclovia litorânea, em paralelo à Avenida Niemeyer. Com 3.900 metros de extensão e 2,5 metros de largura, o projeto idealizado pela Fundação Geo-Rio, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras, tem como objetivo integrar as zonas Sul e Oeste da cidade, criando uma alternativa ao transporte motorizado.
O empreendimento ligará os bairros de São Conrado e Leblon, fechando, junto com a futura ciclovia do Joá, o cinturão cicloviário da cidade, desde a Prainha, no Recreio, até o Aeroporto Santos Dumont, no Centro.
A ciclovia será dividida em quatro seções. Na primeira seção, na vertente de São Conrado, a ciclovia ficará instalada sobre a estrutura de tubos metálicos da Cedae e apoiada em pilares de concreto armado, ancorados na rocha. Na segunda seção, em área próxima à passarela do Morro do Vidigal, a intervenção contará com uma estrutura de concreto armado para alargamento da passarela e implantação da ciclovia.
Já na terceira seção, ainda perto do principal acesso à comunidade, a intervenção se restringe à construção do piso e à implantação de sinalização horizontal. Na quarta e última seção, junto ao Hotel Sheraton, onde existe uma estrutura metálica para circulação de pedestres, a ciclovia será construída em concreto armado, substituindo a estrutura metálica.
A Prefeitura informa que as obras serão iniciadas ainda em 2013 e devem durar 12 meses.
Leia também:
Ranking coloca BRTs de Rio de Janeiro e Curitiba entre os melhores do mundo
Rio de Janeiro, capital da bicicleta?
RJ prevê redução de emissão de CO2 até 2016