O trânsito na cidade de São Paulo tem um preço para as contas do país e um estudo de Marcos Cintra, vice-presidente da Fundação Getulio Vargas (FGV), mostrou que o valor é alto.
Só os custos pecuniários do trânsito, ou seja, o dinheiro que a cidade perdeu de fato com os congestionamentos, somaram quase 10 bilhões de reais no ano passado. Esse valor é calculado a partir de custos como o valor de gasolina colocado a mais nos carros por conta do trânsito, ou de diesel colocado a mais nos ônibus.
Além do valor efetivamente gasto, o estudo também mostrou que o custo de oportunidade, ou seja, o que a cidade deixou de ganhar por conta do trânsito, chegou a 30 bilhões de reais em 2012.
Somando as duas categorias (custos pecuniários e custos de oportunidade), a cidade de São Paulo perdeu cerca de 40 bilhões de reais em 2012 por conta do trânsito. Esse valor corresponde a quase 1% do produto interno bruto (PIB) do Brasil, que totalizou 4,403 trilhões de reais no ano passado.
Além disso, o estudo mostrou que o trânsito vem causando um impacto cada vez maior na economia paulistana. O valor que chegou em 40 bilhões de reais em 2012 era de pouco mais de 17 bilhões de reais em 2002, data do primeiro cálculo disponível.
Confira quanto a cidade de São Paulo perdeu com o trânsito desde 2002, segundo o estudo de Marcos Cintra, da FGV (revisado a cada dois anos).
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