A Prefeitura de Curitiba informou nesta terça-feira (7) que pretende reavaliar todo o projeto do metrô, que havia sido aprovado pela administração anterior. Para isso, o Executivo deve abrir um Procedimento de Manifestação de Interesse, pelo qual empresas podem fazer adaptações e readequações na proposta existente.
Um dos motivos para essa reavaliação da proposta, segundo a prefeitura, é de que foram encontradas inconsistências no projeto anterior. Para a comissão criada pelo Executivo, os custos da obra foram subestimados pela antiga gestão. Além disso, o número de passageiros considerado seria muito acima do que de fato seria atendido com o projeto. Outro problema estaria na inadequação dos métodos construtivos.
Apesar das falhas, a prefeitura descartou a mudança de traçado do atual projeto. Conforme a proposta inicial, o metrô deverá sair a estação CIC-Sul e seguir até a Rua das Flores, no Centro da cidade. O projeto substituiria a atual canaleta de ônibus que sai do bairro Pinheirinho e vai até a Praça Rui Barbosa, também no Centro.
Após essa primeira etapa, outra parte do projeto pretende estender a linha do Metrô até o bairro Santa Cândida, o que substituiria por completo a canaleta, que liga a região sul da cidade ao norte.
De acordo com a prefeitura, o novo projeto não deverá ser pago pelos cofres públicos. As empresas interessadas em participar devem enviar as propostas à administração municipal, sem garantia de serem ressarcidas. Porém, caso uma delas venha a ser escolhida, a empresa contratada para realizar o trabalho deverá arcar com os custos do trabalho de elaboração do projeto.
Garantir recursos
De acordo com a prefeitura há pressa na mudança do projeto do metrô. O motivo é garantir o repasse de R$ 1 bilhão do governo federal para as obras. Ainda em 2012, a presidente Dilma Rousseff afirmou que liberaria a quantia a fundo perdido, ou seja, sem a necessidade de pagamento por parte do município.
Para ter direito aos recursos, o repasse precisa estar previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) da União. O prazo para inserir o projeto do metrô curitibano à LOA termina no dia 30 de agosto.
Leia também:
Estudo traça o panorama dos BRTs e corredores de ônibus pelo mundo
Mobilidade: a principal preocupação do curitibano
Em Curitiba, ciclovia da Linha Verde não cumpre sua função