O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, confirmou na manhã de sábado (4), em entrevista a Rádio Verdes Mares, que conseguiu recursos para construção de três novos sistemas de faixas exclusivas para ônibus, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit).
Além dos novos BRTs, o gestor afirmou que vai concluir a finalização do BRT que liga os Terminais do Antônio Bezerra e do Papicu, até março de 2014. As mudanças foram antecipadas pelo Diário do Nordeste, há dois meses.
Em tom de crítica à gestão anterior, o prefeito disse que "Fortaleza não tem um BRT. O que nós temos hoje é uma pinturazinha de azul num pedaço da Avenida Bezerra de Menezes, que dá prioridade ao ônibus, mas não resolve o problema. O BRT vai funcionar no canteiro central, não na mão lateral, porque isso traz prejuízo para a população e para o comércio".
Ainda segundo Roberto Cláudio, os recursos para os três novos BRTs já foram obtidos: "dois com o governo federal e com o BNDES, e um que está sendo negociado nesse momento com o BID, mas já com aceno favorável".
Os novos BRTs são, respectivamente, um que vai ligar os terminais do Conjunto Ceará e da Parangaba, outro que vai do terminal do Siqueira até o Centro e um terceiro que ligará o terminal da Messejana também ao Centro.
"Isso não é só o BRT. Você alarga via, prepara calçamento, faz drenagem e passa o BRT. Todas essas intervenções incluem adaptações e melhorias nos terminais envolvidos. Esses três BRTs são obras para os quatro anos. Nós temos que licitar alguns deles ainda, temos que iniciar as obras, mas com esses BRTS, nós mudaremos a velocidade de trânsito de ônibus na cidade", prometeu o gestor.
Leia também:
51% das cidades cearenses têm de elaborar Plano da Mobilidade Urbana
Metrofor tem investimento previsto de R$ 91 mi neste ano
Obras em Fortaleza estão lentas a 60 dias da Copa das Confederações