Seis cruzamentos do centro de Belo Horizonte são os novos alvos da campanha "Pedestre. Eu Respeito", promovida pela BHTrans. A ação terá duração de 30 dias e busca conscientizar motoristas e quem está a pé a respeitar a faixa de pedestres.
As intervenções educativas serão realizadas na área delimitada pela avenida Afonso Pena e ruas da Bahia, Goiás e Guajajaras. Essa é a segunda etapa da campanha, iniciada em 21 de março na área hospitalar.
O gerente de Educação da BHTrans, César Teixeira Lopes, informou que, a cada mês, a campanha abordará um local para aumentar a visibilidade da ação. O próximo destino será nos arredores do Mercado Central.
“Fazemos pesquisas antes e depois da campanha nas áreas abordadas. Na região hospitalar, percebemos melhora no comportamento. Trabalhamos com conscientização, mas é preciso trabalho de fiscalização”, afirma César.
Multas
A Polícia Militar e a Guarda Municipal intensificaram a fiscalização. Na última segunda-feira (29), teve início a aplicação de multas a motoristas que não respeitam as travessias de pedestres na área hospitalar, segundo o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, tenente-coronel Roberto Lemos. Não foi informado o total de multas aplicadas na última segunda-feira (29).
A campanha de respeito aos pedestres da BHTrans divide opiniões. Estudante Thayra Lima, de 21 anos, não percebeu diferença no comportamento dos motoristas. “Sempre tenho dificuldade para atravessar as ruas e quase fui atropelada”, afirma.
O motorista Juscelino Santos, de 53 anos, acredita nas ações, principalmente das crianças. “Elas absorvem mais e passam para os parentes. Mas a mudança virá a longo prazo”.
Mudanças
Além das abordagens, intervenções viárias foram feitas, como a implantação de semáforos na esquina das ruas Guajajaras e Goiás. Além disso, o tempo do sinal para pedestres foi aumentado em três pontos da avenida Afonso Pena e instalados semáforos nas avenidas Augusto de Lima e João Pinheiro. Na rua da Bahia e Praça Afonso Arinos também houve alteração.
Leia também:
Projeto do metrô de Belo Horizonte recebe R$ 52,8 milhões da Caixa
Assinatura de contrato de R$ 60 milhões para obras do metrô em BH é adiada
Prefeitura vai rever projetos de ciclovias em Belo Horizonte