Em sessão na tarde de quarta-feira (24), a Câmara Municipal João Pessoa encaminhou pedido de regularização do tráfego na orla da capital paraibana para: Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Ministério Público.
Ficou acertado, durante o encontro com os orgãos na casa legislativa, que está proibido o uso de patins, skates e patinetes, tanto na ciclovia quanto na calçada da orla. A Semob se comprometeu a estudar um local para as pessoas que usam estes meios circularem livremente.
O superintendente da Semob, Nilton Pereira, explicou ainda que estuda a possibilidade de retirar o estacionamento de carros da orla e relocá-lo nas ruas transversais, o que possibilitaria o alargamento da ciclovia para o uso de patins, skates e patinetes. Outra possibilidade, em relação à ciclofaixa, é relocar o estacionamento para o outro lado da avenida, para evitar os transtornos que a proximidade entre a ciclofaixa e o estacionamento têm causado, segundo os ciclistas.
A Seinfra informou que vai reorganizar os acessos para pessoas com deficiência física e vai retirar a barreira que foi construída na ciclofaixa, que está sendo alvo de críticas tanto por pessoas com deficiência quanto por ciclistas.
O MP, por meio do procurador de Justiça Valberto Lira, vai propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que, em caso de reincidência, os veículos (patins, skates e patinetes) sejam recolhidos, embora inicialmente a campanha seja educativa.
Leia também:
Transporte BRT será implantado em João Pessoa até 2015
Prefeitura de João Pessoa inicia operação para desocupar calçadas
Em João Pessoa, Semob realiza pesquisa para identificar necessidades dos ciclistas