A ideia surgiu quando o músico-inventor Gary Skaggs, de San Francisco-EUA, encontrou o instrumento antigo sendo vendido por apenas US$ 80.
Skaggs animou-se a recuperar o antigo piano, mas não para transformá-lo em um piano tradicional. Sua intenção era trazer "mobilidade" à música que iria executar. O resultado da adaptação foi a criação de uma espécie de triciclo, equipado com uma bancada frontal, onde o piano fica devidamente instalado.
O amor de Skaggs pela música começou aos três anos de idade, quando passou a aprender piano sozinho. Apesar da timidez, ele é constantemente visto pelas ruas da cidade, conhecida por suas famosas ladeiras. Ele explica que a bicicleta-piano deve andar somente em vias planas, e que, se seria assustador pegar uma descida com a bike, subir seria praticamente impossível.
Essas limitações levaram o músico a carregar seu piano em uma van até o local ideal, normalmente a orla da baía de San Francisco. Skaggs chama a atenção por onde passa e diz que a melhor parte de seu passeio diário é observar a reação das pessoas à música e à sua invenção.
Veja abaixo como funciona o piano-bike:
Com informações do SF Chronicle.
Leia também:
Programa quer ver bicicleta como meio de transporte em Curitiba
OAB SP lança cartilha sobre direitos e deveres dos ciclistas
Ônibus elétricos têm custo 75% menor que os veículos movidos a diesel