Em solenidade na tarde de quarta-feira (17) no auditório da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), o Governo do Estado de MT fez a apresentação do modelo do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que vai rodar em Cuiabá e Várzea Grande em 2013. O engenheiro da Secopa, Felipe Nascimento Fernandes, realizou a exposição de como vai funcionar o novo modal do transporte na capital mato-grossense e fez uma prestação de contas de sua viagem à Espanha, onde visitou as fábricas dos vagões do VLT e tomou conhecimento do cronograma da entrega.
Conforme a Secopa, o VLT cuiabano acompanhará o padrão dos mais modernos do mundo, nos moldes dos que rodam nas cidades europeias, com um diferencial para Cuiabá: os vagões serão equipados com ar condicionado de alta potência, que deve permitir climatização perfeita para o calor intenso que faz na capital. Estão sendo fabricados 40 conjuntos. Cada veículo terá sete vagões com capacidade para transportar até 400 pessoas com acomodação confortável.
De acordo com a CAF, empresa espanhola de Zaragoza, os VLTs já estão sendo fabricados e duas unidades já estão adiantadas. Segundo o engenheiro da CAF, Jesus Escudero, que participou da apresentação desta quarta-feira, na Secopa, no próximo mês, as duas primeiras composições já estarão prontas e equipadas. "Cuiabá contará com veículos do modelo urbos, que é hoje o melhor do mundo. Serão vagões com vidros temperados e climatizados para que os usuários tenham total conforto", afirmou Escudero, adiantando que a CAF "nunca teve problemas com suas entregas. Cuiabá vai receber um material de excelente qualidade e a população vai ficar satisfeita".
A perspectiva da empresa é concluir a fabricação dos 40 vagões até janeiro de 2014. Ele adiantou que os dois primeiros conjuntos serão despachados na Espanha, no próximo mês. Após o trâmite de até 90 dias para exportação, as duas primeiras composições devem chegar a Cuiabá em agosto deste ano.
A Secopa também definiu um cronograma de entrega dos vagões, junto às fábricas. Os dois primeiros conjuntos deverão ser embarcados em maio. Em junho, mais dois veículos e em junho, três composições. Até janeiro, todos os 40 veículos já deverão estar em Cuiabá. Já os trilhos devem estar prontos e entregues em junho, com previsão de chegada para agosto deste ano. No total, serão 100 quilômetros de trilhos para os 22 quilômetros de via permanente.
Balanço da visita do engenheiro Felipe Nascimento à Espanha:
Cidades visitadas:
• CAF Beasain – Centro de produção dos Truques;
• CAF Zaragoza – Centro de produção das Caixas;
• CAF Irun – Centro de acabamento dos VLT’s;
• HISPACOLD Sevilla – Centro de produção e testes do Ar Condicionado;
• VLT Zaragoza – Operação do VLT em Zaragoza;
• VLT Sevilla – Operação do VLT em Sevilla.
Objetivo da Viagem
• Verificar o início da fabricação dos VLT’s de Cuiabá;
• Verificar se a fabricação dos VLT’s atende ao Plano de Qualidade;
• Verificar a aplicação dos Planos de Inspeção e Ensaios durante a fabricação dos VLT’s, bem como coletar informações e comprovação da devida aplicação;
• Acompanhar o teste “Tipo” do Ar Condicionado;
• Acompanhar um VLT fabricado pela CAF em operação.
Características do VLT:
• Velocidade de operação: 60 km/h
• Operação contínua de até 20 horas por dia;
• Temperatura ambiente mínima e máxima de 0° e 50º Celsius respectivamente;
• Umidade relativa do ar variando entre 10 à 95%.
• Veículos bidirecionais com cabine de condução em ambas as extremidades;
• Carga máxima de 400 pass/veiculo, à taxa 6 pass/m² (veículo de aprox. 44 m);
• Largura 2,40 ;
• Contrato de fornecimento de 40 VLT´s 7 módulos (carros);
• Altura aproximada de 3,60 m
Comunicação interna do VLT para passageiros
• Comunicação de mensagens pré-gravadas;
• Alarme de fechamento iminente das portas;
• Informação de áudio da próxima estação, sincronizada com o mapa de linha dinâmico;
• Mapa da linha dinâmico com indicação luminosa;
• Indicação do destino do veículo - externamente nas cabeceiras frontais das cabines;
• Indicação luminosa do lado de abertura das portas;
• Indicações para uso das portas;
Execução de obras
Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.
Na execução das obras, o consórcio será responsável pela edificação de obras de arte especial. Ao longo dos 22,2 kms de trajeto do VLT, serão edificados cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes.
Eixo Aeroporto-CPA
Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, quatro trincheiras (KM Zero, Avenida da FEB- Cristo Rei, Trigo Loureiro, Rua Luis Felipe, dois viadutos (elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon e próximo à Sefaz, na região do CPA) e uma ponte sobre o rio Cuiabá. Nesse eixo será feito também a reestruturação do canal da Prainha, na região central de Cuiabá.
Eixo Coxipó - Centro
O eixo Coxipó-Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos (MT 040, avenida Beira Rio e um no trevo da UFMT) e duas pontes sobre o rio Coxipó.
Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande. O projeto prevê também que todos os critérios de acessibilidade na execução das obras e na implantação das obras.
O sistema de bilhetagem deverá ser compatível e integrado aos sistemas de arrecadação utilizados nos transportes públicos de Cuiabá e Várzea Grande, hoje em operação em seus ônibus (bilhetes, cartões, máquinas de venda e validadores).
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