Discutir os problemas da mobilidade urbana e procurar entender as soluções para um Recife melhor e menos caótico. Essas foram as propostas da estreia do Cidade Viva, transmitido ao vivo no NE10 - e em todos os sites dos veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) - nesta quarta-feira (17).
Os jornalistas Antônio Martins Neto e Inês Calado receberam no estúdio da TV Jornal o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o consultor do Observatório do Recife, Francisco Cunha; o engenheiro e doutor em planejamento de transporte urbano, Oswaldo Lima Neto; e a jornalista Roberta Soares, setorista de transportes do Jornal do Commercio. Com duração aproximada de uma hora e dividido em três blocos, o Cidade Viva recebeu a participação dos internautas, que mandaram suas perguntas através das redes sociais.
O debate permeou os mais diversos tópicos e trouxe à discussão questionamentos sobre a importância das calçadas, transportes públicos, restrição veicular e desenvolvimento urbano. Para Geraldo Julio, o Cidade Viva atua como uma soma em um debate de qualidade. "É uma iniciativa importante para discutir temas do cotidiano; esperamos que todos façam o melhor uso desse instrumento", afirma o socialista. O grande desafio da atual gestão pública, segundo o prefeito, é inverter a prioridade do recifense: a preferência pelos carros.
Para o diretor superintendente do SJCC, Rodolfo Tourinho, o Cidade Viva talvez seja o projeto mais importante do SJCC neste ano. "Juntos discutimos qual a melhor maneira de fazer do Recife uma cidade cada vez melhor para se viver", ressalta. "Talvez seja o que mais incomode a sociedade; temos que nos preparar", destaca o superintendente sobre o tema de estreia do programa.
As perguntas enviadas foram tantas que não deu tempo de responder a todas no ar. Aquelas que ficaram de fora foram entregues ao prefeito. A editora doNE10, Inês Calado, ressalta a importância do internauta no Cidade Viva. "O retorno do internauta mostra que existe uma necessidade das pessoas em participar do processo de construção da cidade". O jornalista Antônio Martins Neto aprova a troca entre os dois lados. "Colocar (o tema) em um fórum de discussão faz a troca entre sociedade e poder público", afirma.
Para os que perderam a transmissão do programa no NE10, o portal disponibilizará a íntegra do primeiro Cidade Viva. O conteúdo também será compilado e transformado em uma versão compacta, que será exibida no dia 27 de abril, na programação da TV Jornal. "A estreia do Cidade Viva foi super positiva; nós cumprimos o nosso papel de levar a discussão da cidade para a população", comemora Fernando Carvalho, chefe de reportagem da TV Jornal.
PARTICIPAÇÃO
Os internautas são os principais personagens do Cidade Viva. Através da página de transmissão ao vivo do programa, integrada com o Facebook, Twitter e Instagram, o público interagiu com o projeto usando a hashtag #cidadevivarecife. O assunto chegou a assumir o primeiro lugar nos Trending Topics Recife do Twitter.
O próximo tema a ser discutido no programa de maio também contará com a participação do internauta. A sugestão pode ser enviada para o blog do Cidade Viva, ou através da web, sempre com a hashtag #cidadevivarecife.