Montadora lança sistema que detecta ciclistas e freia carro sozinho

De acordo com dados divulgados pela própria Volvo, cerca de metade dos ciclistas mortos em acidentes na Europa colidiram com carros

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Maria Fernanda Cavalcanti  |  Postado em: 16 de abril de 2013

Sistema detecta ciclistas e garante mais segurança

Sistema detecta ciclistas e garante mais segurança

créditos: Divulgação

 

No ano passado, a Volvo já havia lançado o sistema de detecção de pedestres e o primeiro carro com airbag para pedestres. Agora, a montadora volta a inovar e lança o primeiro sistema do mundo de detecção de ciclistas que freia o carro sozinho em situação de risco.

 

De acordo com dados divulgados pela própria Volvo, cerca de metade dos ciclistas mortos em acidentes na Europa colidiram com carros, o que justifica a preocupação da montadora em investir na segurança daqueles que são mais vulneráveis no trânsito.

 

O sistema, que estará disponível a partir de maio, tem um radar instalado na grade frontal dos modelos e uma câmera na frente do espelho retrovisor interno, ambos ligados a um controle central. A função do radar é detectar objetos na frente do carro e a distância entre ele e o automóvel.

 

A câmera de alta resolução determina de que tipo de objeto se trata, mesmo que o objeto esteja se movendo. Um dos exemplos de situação coberta pelo sistema, segundo a Volvo, é o caso de um ciclista, circulando na mesma pista, cruzar de repente na frente do carro. Na iminência da colisão, o sistema dispara um alerta e freia totalmente o veículo, automaticamente. Para que isto ocorra, tanto o radar quanto a câmera devem enviar dados, em fração de segundos, para a central eletrônica que identifica a existência do objeto, no caso, do ciclista.

 

 

Gostou da novidade? Deixe seu comentário abaixo!

 

Leia também:

Bicicleta de nylon? Conheça modelo que foi fabricado no Reino Unido 

Paulistano poderá usar Bilhete Único para pegar bicicleta emprestada 

Bicicleta: pergunte-se como 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Henry - 09 de Maio de 2013 às 12:50 Positivo 0 Negativo 0

Acho que esse tipo de tecnologia só é útil se TODOS os automóveis estiverem equipados da mesma. É o mesmo caso do carro autom. do Google. E se o motorista que vem atrás do Volvo não possui este recurso? A reação humana é mais lenta... result. óbvio.

Clique aqui e deixe seu comentário