Após passar por São Paulo e Belo Horizonte, dando sequência ao projeto Segurança Primeiro, a equipe da EMBARQ Brasil visitou mais duas metrópoles, na última semana: Curitiba e Rio de Janeiro.
O grupo técnico esteve com representantes da URBS e empresas responsáveis pela operação do BRT em Curitiba para conhecer as ações de prevenção a acidentes com transporte público. Também no Rio de Janeiro houve visitas a garagens de operadores, além de entrevistas com diretores da Universidade Corporativa do Transporte, da Fetranspor, e com responsáveis pelo BRT Transoeste.
O grupo que realizou as visitas é formado por Brenda Medeiros, coordenadora de Projetos de Transporte da Embarq Brasil; André Jacobsen, especialista em Benchmarking da SIBRT, e Paula Santos, engenheira de Transportes da Embarq Brasil.
Curitiba
Nas últimas terça e quarta-feira (19 e 20/03), o grupo desembarcou na capital paranaense, onde esteve reunido com o presidente da URBS, Roberto Gregorio da Silva Junior, e sua equipe. Paula Santos, à frente da pesquisa em Curitiba, achou a organização um dos pontos fortes das operadoras que receberam os técnicos, a Auto Viação Redentor e a Transporte Coletivo Glória.
Além disso, a especialista conheceu a iniciativa Segbus, um seguro para os passageiros de transporte público da cidade. “O Segbus cobre os custos dos acidentados dentro do transporte coletivo, inclusive tem uma parceria com a Ecco Salva, e além de tudo promove bons cursos para os condutores”, explica Paula.
Rio de Janeiro
Na Cidade Maravilhosa, a equipe da EMBARQ Brasil esteve com diretores da Universidade Corporativa do Transporte, e outros responsáveis pela gestão de pessoas e programas de educação da Fetranspor, na última sexta-feira (21/03).
No segundo momento do dia, o grupo visitou a garagem da Viação Jabour, uma das empresas responsáveis pela operação do BRT Transoeste, onde conheceu o recente programa de capacitação de condutores. “O mais interessante foi ver a empolgação da equipe para melhorar o serviço e o orgulho de servir de exemplo para as demais empresas”, conta Brenda.
Saiba mais sobre o Segurança Primeiro!
Este texto foi publicado originalmente no site The City Fix Brasil