No final do ano passado, o Uruguai inaugurou seu primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit). Situado em Montevidéu, capital do país e que abrange 40% da população do país, o corredor Garzón, com aproximadamente 6,3 quilômetros de extensão, irá beneficiar cerca de 25 mil pessoas diariamente.
Este é apenas a primeira de uma série de obras que serão realizadas visando a melhoria do transporte público da cidade. Até o final do ano, está prevista a inauguração de um segundo trecho localizado na Avenida Agraciada Norte e para 2014 outro corredor na Avenida General Flores, obra que concluirá a primeira etapa do Plano de Mobilidade do município.
Outra cidade que também optou pelo sistema BRT foi Caracas. Administrado pela mesma empresa dos metrôs, o BusCaracas (ou Línea 7 do metrô) vai beneficiar cerca de 30 mil passageiros diariamente. Este é o segundo BRT localizado na Venezuela – a primeira cidade a adotá-lo foi Mérida, em 2007.
BRTDATA.ORG
Saiba mais sobre esses sistemas no site BRTdata.org, um banco de dados que abrange informações sobre sistemas Bus Rapid Transit de todo o mundo e de faixas de ônibus brasileiras.
Lançado há quase um ano, o site foi desenvolvido a partir de uma parceria entre quatro organizações globais: Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE) e pela EMBARQ, o centro de transporte sustentável do WRI, em colaboração com a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA).
Confira aqui o panorama atual dos sistemas BRT e corredores de ônibus no mundo.
Este texto foi publicado originalmente no site The City Fix Brasil
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