A Prefeitura de Porto Alegre instalou nessa semana as primeiras placas comunicando os motoristas da cidade sobre a implantação da ciclovia da Av. Ipiranga, que cobrirá 9.4 quilômetros entre a Av. Beira-Rio e a Av. Antônio de Carvalho. Esses serão os primeiros dos 47 quilômetros de ciclovias prometidos pela prefeitura da capital gaúcha como parte das obras de acessibilidade visando a Copa do Mundo de 2014.
De acordo com informações do Zero Hora, as obras começam de fato no mês de setembro. Até lá, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está instalando também placas que alertam os motoristas sobre a presença de ciclistas na avenida. Até agora foram 21 placas espalhadas pela Avenida Ipiranga, que defende a preferência dos ciclistas. Vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito, carros são obrigados a manter pelo menos um metro e meio de distância quando ultrapasserem uma bicicleta, sempre pela esquerda.
O próprio site do Zero Hora produziu um infográfico mostrando como ficarão alguns dos trechos que serão contemplados pelos 47 quilômetros de ciclovias portoalegrenses. Você pode ver o trabalho dos gaúchos clicando aqui. E se você ainda não viu, aproveite para ver como as ruas de São Paulo ficariam com mais ciclovias, segundo a visão do designer Fujocka.
Essa primeira parte do novo plano de transporte sustentável de Porto Alegre foi garantida através de uma parceria da Prefeitura com a iniciativa privada. Como o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, confirmou em entrevista ao jornal gaúcho, "a ciclovia da Ipiranga já está garantida. Uma construtora foi contratada pelo Grupo Zaffari e pelo Praia de Belas Shopping para estudar e detalhar o projeto."
Fica o exemplo para outras cidades que também querem melhorar a qualidade de vida de pedestres, ciclistas e motoristas.