Após impasses judiciais e consequentes atrasos, a expansão da Linha 5-Lilás deve ser entregue em 2015, com 11 estações, segundo confirmou nesta sexta-feira o Metrô de São Paulo. A obra garantirá a integração com as linhas 1-Azul e 2-Verde.
Hoje, a Linha 5 vai do Capão Redondo ao Largo 13. Deve ser estendida em 2013 até a Estação Adolfo Pinheiro, onde estão sendo realizadas as armações e concretagens das paredes e dos pilares. Há homens trabalhando lá e nas estações Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos, Moema, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Na estação Campo Belo ainda ocorre a demolição de imóveis.
Uma das ameaças ao andamento era um imóvel na Avenida Santo Amaro, no Brooklin. O Bufê Grécia Antiga entrou na Justiça por discordar do valor de avaliação do bem e teve parecer favorável, impedindo a desapropriação. Na última quarta, no entanto, o Metrô conseguiu a suspensão da ação e afirma que será imediato “o cumprimento do mandado de imissão na posse do imóvel”. O bufê estava funcionando nesta sexta, mas nenhum responsável foi encontrado para falar.
Nem a suspeita de fraude na licitação dos lotes de 3 a 8 parou a expansão da linha. O caso também voltou à tona nesta semana, pois 14 acusados, ligados a construtoras, tornaram-se réus no processo, após a 12ª Vara Criminal de São Paulo aceitar denúncia oferecida pelo Ministério Público do estado. A Justiça não pediu a suspensão das obras, como já ocorreu duas vezes, por entender ser de interesse da cidade.
Com a conclusão do trecho, que tem investimentos de R$ 6,9 bilhões, a Linha 5 vai beneficiar mais de 700 mil pessoas diariamente – hoje são pouco mais de 200 mil. A linha vai passar de seis para 17 estações, todas subterrâneas. O novo trecho terá 11,5 km de extensão, somando 20 km do Capão Redondo à Chácara Klabin.
Chegada da Linha Amarela à CPTM aumentou fluxo na Lilás
A única forma de os usuários da Lilás acessarem outras linhas do Metrô é descer na Estação Santo Amaro e pegar o trem até Pinheiros, onde a CPTM se integra com a Linha 4-Amarela do Metrô desde junho do ano passado. Depois disso, o fluxo na Linha 5 aumentou 10%.
Com a expansão, haverá interligação com a Linha 1, na Estação Santa Cruz, e com a Linha 2, na Chácara Klabin. A cuidadora de idosos Valdeci Barros Santiago, de 35 anos, moradora de Santo Amaro, não vê a hora de isso acontecer. A principal vantagem para ela será levar os filhos ao médico, na Santa Cruz, em cerca de 20 minutos, apenas de Metrô. Hoje, ela desce no Largo 13 e pega um ônibus, gastando mais de uma hora ao todo. “Espero que finalmente saia agora. Está demorando muito”, diz Valdeci, reclamando dos atrasos.
As primeiras estações do novo trecho chegaram a ser anunciadas para 2010. Até o ano passado, a previsão da entrega de todo o trecho era para 2014. Impasses nas desapropriações foram apontados como as principais causas pelo Metrô.
Todas as estações vão ser subterrâneas
As novas estações serão subterrâneas. Foram abertos dois shields (tatuzões), com dois túneis paralelos, além de um megatatuzão.
6,9 bi de reais serão gastos na obra de expansão
Construtoras teriam combinado resultado
A obra da extensão da Linha 5-Lilás foi dividida em oito lotes. Cada um tinha concorrência diferente e a construtora vencedora de um deles não poderia também assumir outro. A denúncia do Ministério Público indica que as empresas combinaram os valores oferecidos para que saíssem vencedoras, cada uma de um trecho.
Os nós mais apertados
carta marcada? - out./2010
MP denuncia 14 executivos de 12 empreiteiras por formação de cartel. Prejuízo calculado aos cofres públicos somaria R$ 232,7 milhões
MUITO POR POUCO - MAIO/2012
O Metrô pôs em risco repasse de R$ 1 bilhão da Prefeitura por uma dívida de R$ 98 mil. Isto porque contestou débitos com IPTU e caiu no Cadin, o SPC da Prefeitura
PARADA INDIGESTA - NOV./2012
O Metrô vence na Justiça a disputa por um imóvel da Avenida Santo Amaro. O Bufê Grécia Antiga discordava do valor de indenização
CRONOLOGIA
Março de 1998 início da construção da Linha 5-Lilás
20 de outubro de 2002
o trecho inicial, de 8,4 km, entre Capão Redondo e Largo 13, começa a operar, inicialmente das 10h às 15h
17 de agosto de 2009
escavações na Avenida Adolfo Pinheiro dão a largada às obras de extensão da linha, com meio ano de atraso
26 de outubro de 2010
a obra é suspensa após suspeita de fraudes na licitação dos lotes de 3 a 8 da linha
23 de julho de 2011
retomada das obras de expansão da linha
18 de novembro de 2011
após ação do Ministério Público, a Justiça suspende novamente as obras de expansão e o presidente do Metrô, Sergio Avelleda, é afastado
22 de novembro de 2011
o Tribunal de Justiça de São Paulo libera a continuidade da obra
29 de novembro de 2011
a Justiça suspende a decisão que determinava afastamento e Avelleda volta à presidência
Outubro de 2012
a empresa o Bufê Grécia Antiga Ltda., proprietária de imóvel na Avenida Santo Amaro, entra com ação contra o Metrô por discordar do valor de avaliação do bem, ameaçando as obras
26 de novembro de 2012
a 12ª Vara Criminal de São Paulo aceita denúncia oferecida pelo Ministério Público do estado contra 14 executivos de 12 construtoras acusados de fraude na licitação
28 de novembro de 2012
o Superior Tribunal de Justiça suspende decisão judicial que impossibilitava o Metrô de ter a posse do imóvel do Bufê Grécia Antiga.
Leia também:
STJ derruba decisão que impedia expansão do metrô de SP
Em São Paulo, obras do Metrô travam Moema
Em São Paulo, linha 5 do metrô faz 10 anos cada vez mais cheia