Sistema cicloviário: investimento é alternativa para mobilidade em João Pessoa

Sistema cicloviário: investimento é adotado como alternativa para estimular mobilidade urbana em João Pessoa

Notícias
 

Fonte: PB Agora  |  Autor: Patricia Silva  |  Postado em: 30 de outubro de 2012

Ciclovia em João Pessoa

Ciclovia em João Pessoa

créditos: Divulgação

 

As questões sobre mobilidade no tráfego urbano aumentam a cada dia por um simples fator: a frota de carros não para de crescer. Então, independente de construção de novas vias de acesso, alternativas que viabilizem o fluxo de pessoas nas cidades é essencial. Em João Pessoa, umas das medidas em processo de implantação é o sistema cicloviário, que já conta com 44,997 Km de ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas com outros veículos.

 

Por enquanto, os gestores municipais não viabilizam a utilização de rodízios de automóveis na Capital, mas de acordo com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) o uso da bicicleta será incorporado ao sistema de transporte público, tal como, o sistema de ônibus, táxi, turismo e de fretamento.

 

O diretor de Planejamento da Semob, Adalberto Araújo, explica que o objetivo é implantar o sistema cicloviário e tornar a bicicleta como um meio efetivo de transporte regulamentado. “O desafio é construir todas as rotas e integrá-las à malha de transporte coletivo. A primeira etapa do projeto consiste em estabelecer a rede inter bairros, interligando as zonas norte, sul, leste e oeste”, afirmou Adalberto.

 

A faixa compartilhada, onde a via também é utilizada por outros veículos, é uma realidade já instalada na Rua João Crisóstomo Ribeiro Coutinho. O superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade, explicou que a faixa compartilhada serve para superar a dificuldade dos espaços para implantar ciclovias ou ciclofaixas. “As cidades cresceram sem reservar espaço para bicicletas, em João Pessoa, por ser a terceira cidade mais antiga do país, essa dificuldade é ainda maior”, afirmou o superintendente.

 

Além de uma ciclofaixa exclusiva para treinamento de ciclismo na Avenida Panorâmica, a mais recente modificação foi a instalação, na última segunda (22), da ciclofaixa na Avenida Governador Antônio Mariz, que interliga as ciclovias da Hilton Souto Maior, em Mangabeira, e João Cirilo da Silva, no Altiplano.

 

Campanhas

A educação dos motoristas, pedestres e ciclistas são fundamentais para o pleno funcionamento do sistema cicloviário e é alvo de campanhas da Semob. “As ações educativas são realizadas nas escolas, em faixas de pedestres, em instituições, utilizando recursos didáticos e audiovisuais para que as informações sejam assimiladas pela população”, enfatiza o diretor de planejamento da Semob.

 

Adalberto Araújo enfoca que o incentivo da educação no trânsito introduzido nas campanhas é feito regularmente e que existem vários projetos educativos não só para os ciclistas. “Nas campanhas existe a orientação para cada segmento com o objetivo de orientar como se deve comportar o ciclista, o motorista e o pedestre”, frisou.

 

PAC da Mobilidade

Com o incentivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, do governo federal, o ciclista também será privilegiado. Além de preverem o tráfego de ônibus de alta capacidade, os chamados Bus Rapid Transit (BRT), existe o projeto da construção de terminais de integração com bicicletários e estacionamentos, com o objetivo de integrar a bicicleta e o automóvel.

 

Os usuários que utilizam a bicicleta para o transporte, lazer, trabalho e esporte estão sendo agraciados pelo sistema cicloviário aos poucos, e através da Semob vários outros projetos direcionados aos ciclistas estão por vir. “Serão feitos investimentos em transporte público, inventivo ao uso da bicicleta com instalações de ciclovias e ciclofaixas”, revelou o Adalberto Araújo.

 

Entenda algumas definições:


Ciclofaixa – Parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização especifica.

Ciclovia – Pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum.

 

Faixa para ciclista em treinamento – Parte da pista destinada à circulação de bicicletas com horário determinado pela sinalização (por exemplo, a faixa na PB-008 para treinamento de ciclismo, das 5h às 8h).

 

Faixa Preferencial (compartilhada) – Pista onde todos os veículos podem utilizar a faixa preferencial, mas dando prioridade à bicicleta (por exempo, a faixa da Rua João Crisóstomo Ribeiro Coutinho, que liga o Bancários ao Altiplano).

 

Leia também:

Programa para comprar VLTs em João Pessoa e trens em Porto Alegre 

Sistema BRT deve aumentar em 30% passageiros no sistema de transporte de João Pessoa 

Paraíba: Estado e prefeitura fazem parceria pela mobilidade urbana em João Pessoa 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário