Sistema originalmente criado no Rio de Janeiro em 2011, o BRS (Bus Rapid Service) parece estar ganhando novos adeptos ao redor do país, ainda mais depois de ter tido destaque na publicação da NTU de “Boas Práticas para a Nova Mobilidade Urbana“. Recentemente, Fortaleza (CE) se tornou a mais nova capital brasileira a receber o sistema, na Avenida Bezerra de Menezes, e já prevê a expansão do BRS para outras avenidas do município como a José Bastos e a Carapinima.
Contando com aproximadamente 15,6 km de extensão, o corredor da Bezerra de Menezes deve beneficiar cerca de 200 mil pessoas por dia através da redução do tempo gasto no deslocamento naquele trecho, o qual deve cair pela metade segundo estimativas da ETUFOR (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza).
Você pode conferir mais informações sobre o BRS fortalezense no BRTdata.org, um banco de dados que abrange informações sobre sistemas BRT – Bus Rapid Transit de todo o mundo e de faixas de ônibus brasileiras. Além disso, na plataforma, é possível acessar outras novidades como a divisão do sistema Transmilenio, em Bogotá, em oito corredores e o acréscimo da 147º cidade: Sorocaba, que já recebeu destaque aqui no blog por suas iniciativas envolvendo as bicicletas.
Sobre o BRTdata.org
Lançado no início do mês de abril, o site foi desenvolvido a partir de uma parceria entre quatro organizações globais: o Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE); a EMBARQ, o centro de transporte sustentável do WRI; a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA).
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