Em Fortaleza, apenas 15,44% da obra do VLT foi executado

A um ano e dois meses do prazo de conclusão do ramal Parangaba-Mucuripe do VLT, somente quatro frentes de trabalho estão em andamento

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Fonte: O Povo Online  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 23 de outubro de 2012

Há homens trabalhando no trecho próximo ao cruzame

Há homens trabalhando no trecho próximo ao cruzamento

créditos: Mauri Melo

 

Seis meses depois do início das obras da linha Parangaba-Mucuripe do veículo leve sobre trilhos (VLT), somente 15,44% foi executado. O dado é do relatório de outubro da Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra). O prazo para finalizar a obra é no fim do ano que vem. Até agora, quatro frentes de trabalho estão em andamento. As intervenções nos demais trechos, de acordo com informações da Seinfra, só vão começar quando for definido o destino das famílias. As desapropriações envolvem questões polêmicas. 

 

Prefeitura e Governo não se entenderam sobre as desapropriações da Via Expressa para a construção de quatro túneis. Os túneis, obras de responsabilidade da Prefeitura, são necessários para o VLT passar pela via. O Ministério do Esporte sinalizou que o Grupo Executivo da Copa do Mundo de 2014 (Gecopa) tratará do impasse durante a próxima reunião da equipe.

 

O POVO procurou o Ministério para ter mais detalhes sobre o encontro, mas as informações não foram fornecidas. A Seinfra, por meio de nota, disse apenas que “serão desapropriados os imóveis localizados às margens da via férrea já existente e que tenham sido apontados como imprescindíveis para a obra”. E completou que não poderia dar mais detalhes sobre o destino das famílias, porque o processo ainda está em andamento.

 

Moradora da comunidade Aldaci Barbosa, no Bairro de Fátima, que fica ao lado do trilho, Ercilia Maia, disse que os moradores ainda não foram informados sobre como serão as desapropriações. “Soube que parte da comunidade talvez fosse permanecer”. O POVO visitou as quatro frentes de trabalho das obras do VLT que estão em andamento.

 

Na Parangaba, entre o terminal da Parangaba e a rua Germano Frank, as obras começaram a avançar com a construção dos pilares de concreto que vão sustentar o elevado. Segundo informações da Seinfra, o elevado terá 900 metros de extensão. O VLT vai passar a ser na superfície após cruzar a rua Germano Frank. No mesmo local, será construída também a estação elevada da Parangaba, que vai fazer integração com a Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor) e com o terminal de ônibus.

 

A segunda frente de trabalho, na Aguanambi, próximo à rotatória, o trilho também será elevado. Os pilares que vão sustentar a estrutura já estão mais adiantados. Alguns já começam a receber concreto. Já na Via Expressa, próximo ao cruzamento da avenida Virgílio Távora com a Pontes Vieira, o viaduto para o VLT está sendo construído. Mais adiante, na quarta frente de obras, no cruzamento entre Via Expressa e avenida Dom Luís, outro viaduto está em obras.

 

Bem próximo, será construída também a estação elevada do Papicu. Conforme a Seinfra, essa estação vai fazer integração com a futura Linha Leste do metrô e o terminal de ônibus, que fica ao lado. Um muro de arrimo entre Dom Luís e Santos Dumont também faz parte da obra. (Gabriela Meneses)

 

ENTENDA A NOTÍCIA 

Fim de 2013 é o prazo para a entrega do ramal Parangaba-Mucuripe. Por enquanto, as obras estão em locais onde não precisa de desapropriações, que envolvem questões polêmicas. O VLT é considerado pelo Governo do Estado uma das grandes intervenções para a Copa do Mundo de 2014.

 

Estado

Obras de mobilidade 

 

Ramal Parangaba-Mucuripe (VLT)

O ramal Parangaba-Mucuripe terá 12,7 km (11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado). Até o momento, 15,44% da obra foi executada. O trem vai passar por 22 bairros. Serão dez estações. 

Conclusão: Fim de 2013.

Valor: R$ 265,5 milhões 

 

Situação atual

 

1. Parangaba:

Estão sendo colocadas as vigas de ferro para receber os pilares, que vão sustentar o elevado, de 900 metros de extensão. 

 

2. Papicu/Dom Luís

Está sendo construído o viaduto do VLT. Homens trabalham para levantar um muro até a av. Santos Dumont.

 

3. Aguanambi

O trecho próximo à rotatória da Aguanambi também é elevado. Cinco bases já foram montadas. Algumas já receberam concreto.

 

4. Pontes Vieira

No local, próximo ao cruzamento com a Virgílio Távora, está sendo construído um viaduto para o VLT.

 

FONTE: Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra)



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