Após a retomada das obras de mobilidade urbana em Fortaleza, com os trabalhos de alargamento da avenida Alberto Craveiro, a prefeitura da capital cearense deu início às intervenções nas avenidas Dedé Brasil e Paulino Rocha. A próxima etapa do cronograma também prevê obras no Eixo Via Expressa/Raul Barbosa.
Os trabalhos foram reiniciados depois da saída da construtora Delta e do novo processo de licitação, vencido pela Serveng Cilvisan S/A. Já no início de agosto, as obras de mobilidade da Copa em Fortaleza começaram na avenida Alberto Craveiro, entre os trechos das ruas Major Moreira e Paula Frassinetti, no sentido Aeroporto/Castelão.
A via terá, ao término da intervenção, 45 metros de largura, com quatro faixas por sentido, em 3 km de extensão. Nela, será implantado um BRT.
Antes, ocorrerá trabalhos de restauração, com serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação, padronização de calçadas e canteiros centrais, sinalização e construção de uma ciclovia. O investimento será de R$ 22,9 milhões e a conclusão está prevista para maio de 2013.
Na segunda quinzena de setembro, a Serveng começou a restauração da avenida Dedé Brasil, entre as ruas 6 e Antônio Botelho. Na Paulino Rocha, foi iniciada a construção do túnel no cruzamento com a avenida Alberto Craveiro.
Segundo a prefeitura, a Dedé Brasil está sendo recapeada, com serviços de fresagem --raspagem do asfalto. Até dezembro de 2013, a via ainda terá a implantação do BRT e do complexo viário da Parangaba, além da construção de viadutos nos cruzamentos com as avenidas Osório de Paiva e Germano Frank. As obras no trecho estão orçadas em R$ 30,5 milhões.
A avenida Paulino Rocha também receberá linhas de BRT. A via terá serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação, padronização de calçadas, revitalização dos canteiros centrais e sinalização. O investimento será de R$ 33 milhões, com término previsto para maio de 2013.
Até o final deste mês, mais duas frentes de trabalho serão retomadas pela construtora: a restauração da Paulino Rocha e a construção de quatro túneis da Via Expressa.
VLT
Já o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe, segundo o governo do Ceará, está com 14,7% da obra executada. Orçada em R$ 179,5 milhões, a intervenção foi iniciada em abril deste ano.
Na etapa atual, os trabalhos estão concentrados no Elevado da Parangaba, na Estação Elevada da Parangaba, no Elevado da Aguanambi, nos Viadutos das avenidas Pontes Vieira, Antônio Sales e Dom Luís e na Estação do Papicu.
A conclusão da obra está prevista para dezembro de 2013. O projeto prevê a construção de uma estação elevada (Parangaba), além de uma integração com a linha Leste do metrô. Mais seis estações serão padronizadas: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe.
O VLT Parangaba-Mucuripe está sob a responsabilidade da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) em conjunto com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). A linha vai atravessar 22 bairros da capital cearense e deve transportar 22 mil passageiros por dia.
Desapropriações
A primeira etapa de montagem do VLT foi realizada em locais onde não era necessário desapropriar residências, como os elevados da Parangaba e da avenida Aguanambi, e os viadutos ferroviários da Raul Barbosa, Vírgilio Távora e Dom Luís.
Segundo o governo, alguns impasses relacionados a desapropriações foram identificados e estão em processo de negociação. O projeto do VLT segue em execução conforme seu cronograma de planejamento. No total, 2,7 mil foram ou serão afetadas.
A prefeitura de Fortaleza, por sua vez, afirmou que o processo de desapropriação e indenização nas avenidas sob sua responsabilidade - Raul Barbosa, Dedé Brasil, Alberto Carveiro e Paulino Rocha - segue em negociação. Até agora, quase R$ 4 milhões foram pagos.
* Publicada originalmente no Portal 2014