Corredores são saída para trânsito de São Paulo, dizem especialistas

Com o trânsito cada vez pior, São Paulo só evitará um colapso nas ruas se o próximo prefeito priorizar o transporte coletivo, dizem os especialistas

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Fonte: Agora São Paulo  |  Autor: Fabiana Cambricoli  |  Postado em: 05 de outubro de 2012

Construir mais corredores é a melhor saída para al

Construir corredores é saída para aliviar o trânsito

créditos: Divulgação

 

Como expandir as linhas do Metrô e da CPTM é algo demorado e depende do governo do estado, construir mais corredores pode ser uma saída para aliviar o trânsito e melhorar o transporte público enquanto o sistema sobre trilhos não crescer.

 

"Se o trânsito está horrível, é porque temos errado nos últimos 30 anos, ao investir em vias, pontes e asfalto. Quem planta asfalto colhe congestionamento. O investimento deve ser feito em transporte de massa", diz Sergio Ejzenberg, engenheiro e mestre em transportes pela Escola Politécnica da USP.

 

"Não adianta colocar mais ônibus nas ruas, é preciso aumentar a velocidade deles, o que só é possível com mais corredores", diz Creso de Franco Peixoto, engenheiro e professor da FEI.

 

Resposta

A Secretaria Municipal dos Transportes diz trabalhar para implantar novos corredores de ônibus.

 

"Neste momento estão em licitação os projetos do Binário Santo Amaro, com 8 km; corredor Radial Leste, com 17 km; Aricanduva, com 14 km, Itaquera, com 6,1 km, Berrini, com 3,3 km e Capão Redondo/Vila Sônia, com 12,1 km", informou a gestão, em nota.

 

A prefeitura não explicou por quê os corredores ainda não foram construídos.

 

A pasta diz também que implantou, entre 2011 e 2012, 62,5 km de faixas exclusivas de ônibus à direita, para tentar aumentar a velocidade média dos coletivos em 15%.

 

Atualmente, a cidade tem 113 km de faixas exclusivas e 120 km de corredores, segundo a secretaria.

 

Sobre os terminais, a SPTrans diz que o de Pinheiros está sendo construído e que os de Parelheiros, Jardim Ângela e Perus "estão com as licitações de obras em andamento".

 

Já os de Vila Sônia, Brasilândia e Vila Prudente estão sob responsabilidade do Metrô; e o do Jardim Miriam está em estudos. A secretaria não explicou o atraso nas obras.

 

Sobre a região do M'Boi Mirim, a SPTrans diz que ampliou oito paradas, implantou uma faixa reversível em 2010 e reorganizou linhas.

 

A prefeitura diz que vai implantar um monotrilho ao longo da estrada do M'Boi Mirim.

 

A Secretaria da Infraestrutura Urbana informou que o prolongamento da Radial Leste foi suspenso para "readequação do cronograma" e retomado em agosto.

 

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