O que era para ser uma solução para reduzir o volume de automóveis nas principais vias do DF e estimular o uso da bicicleta acabou virando mais motivo de disputa.
Ocorre que as ciclovias estão sendo construídas ao lado das antigas calçadas e não junto aos carros e estão sendo usadas por pedestres. Ao invés das bicicletas, é mais comum ver pessoas passeando com cães e carrinhos de criança. Isto porque para construir as novas vias, as antigas calçadas foram praticamente destruídas pelos equipamentos.
Gerente de uma revenda de bicicletas e acessórios, Ricardo Macedo, de 39 anos, diz que as reclamações dos ciclistas são constantes. Ele defende melhor sinalização para que não ocorra acidentes.
“Isso aqui não é uma ciclovia. É uma ando via. Mas não é culpa das pessoas. É que a cidade não tem calçada decente para andar e agora que estão fazendo as ciclovias resolveram usar o espaço pra caminhada. As pessoas não entendem e atrapalham”, afirma.
Macedo mora em Taguatinga, localizada a 23 kms do centro de Brasília, e vai todo o dia de bicicleta ao trabalho. “Percorro todos os dias 46 quilômetros. Eu estava com 128 quilos e agora tenho 93 graças a bicicleta”, acrescenta.
Novas obras
Só no Plano Piloto, região central de Brasília, estão sendo construídos 44,5 km de vias exclusivas para ciclistas, passando pelas L2 Sul e Norte e comerciais das quadras 200 e 400, nas Asas Sul e Norte.
Além destes, são 5,8 km nas cidades satélites do Guará, 3 km no Paranoá e 25 km no Gama. Maior cidade do DF, Ceilândia ganha o quarto trecho, com 8 km de extensão. Outros três, que totalizam 31 km, já estão prontos. Ao todo, a região administrativa terá 39 km de ciclovias, que ligarão a cidade de Norte a Sul.
O campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, na Asa Norte, também está sendo contemplado com 12 km de vias para ciclistas. O programa de ciclovias faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana, que visa alcançar a marca de 600 km de ciclovias em todo o DF até o ano de 2014. Atualmente existem 160 km de ciclovias construídos em todo o DF.
Leia também:
Governo anuncia primeiro cancelamento de obra para a Copa de 2014: VLT de Brasília não sai
BRT Expresso DF tem 10% de obras concluídas
Em Brasília, órgãos realizam consertos de calçadas