Ambos foram inspirados em sistemas que já funcionam em outros países. O tuk-tuk é comum nas ruas da Índia e Tailândia, enquanto o monotrilho está em diversas nações, inclusive no Japão.
Aqui no Brasil o tuk-tuk passou a se chamar triciclo para dois passageiros e é uma opção aos mototáxis, comuns em cidades de todo país. O novo meio de transporte oferece mais conforto e segurança, quando comparados às motos.
Mesmo sendo fabricado no Brasil, pela Motocar, o modelo ainda mantém os mesmo padrões dos tradicionais tuk-tuks indianos. De acordo com reportagem do Estadão, a fábrica já comercializou 200 destes veículos em território nacional. Eles já estão presentes em Manaus, Belém e Santarém. Os próximos destinos são: Campinas, Araras, Limeira, Barretos e Campo Grande.
A equipe do jornal paulistano testou o automóvel na cidade de São Paulo, na região da Av. Paulista, e pôde comprovar a presença de utensílios de segurança e confirmar o interesse que o modal, aparentemente inusitado, gera na população. Até mesmo os taxistas consideraram que o tuk-tuk pode ser uma boa opção, mas deixam claro que seria ideal para distâncias curtas.
A outra novidade deve surtir grande efeito na vida dos paulistanos que dependem do transporte público. Trata-se do monotrilho, que, aliás, é o maior do mundo, com capacidade para transportar 54 mil passageiros por hora.
Ele deve ser aplicado como uma opção para aliviar a quantidade de pessoas que passam diariamente pela linha vermelha. Os trilhos são construídos em plataformas elevadas, a dez ou 15 metros do chão O primeiro vagão do monotrilho deve ser entregue em novembro deste ano, mas a estrutura completa só funcionará a partir de 2013. Com informações do Estadão.
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