Metrô de SP vai reformar 20 estações para a Copa do Mundo de 2014

O Metrô de São Paulo vai reformar 20 estações das linhas 1, 2 e 3 - as mais antigas - para a Copa do Mundo de 2014

Notícias
 

Fonte: Valor Econômico  |  Autor: Guilherme Soares Dias  |  Postado em: 18 de setembro de 2012

Estação do metrô de São Paulo a ser reformada

Estação do metrô de São Paulo a ser reformada

créditos: Diego Silva

 

Estão previstas pintura e troca de piso, de forro e da identificação dos prédios, alguns deles projetados e construídos há mais de 30 anos. As obras ainda não foram licitadas e o custo do projeto não é revelado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo.

 

A previsão para o início das intervenções é 2013, com término previsto para o primeiro semestre de 2014. “Haverá a requalificação por conta do tempo de utilização”, afirma o técnico da gerência de manutenção do Metrô paulista, Edgard El Khouri, lembrando que as estações não serão ampliadas.

 

As estações que serão modernizadas são as que ficam próximas da Arena Corinthians (Itaquerão) e aquelas que fazem integração com outros meios de transporte (CPTM e ônibus) e com demais linhas do metrô. Entre elas estão Barra Funda; Marechal Deodoro; República; Sé; Brás; Tatuapé; Arthur Alvim; Itaquera; Brigadeiro; Trianon-Masp; Consolação; Sumaré; Jabaquara; Santa Cruz; Ana Rosa; Paraíso; Luz e Tietê. As estações Anhangabaú e São Bento, no centro de São Paulo, também sofrerão modificações e devem receber espaços para exposições. “Serão instalados telões no Vale do Anhangabaú para a exibição dos jogos. É o chamado ‘fanfest’, que também será instalado no Sambódromo”, lembra Khouri.

 

Já as obras para expansão do Metrô devem avançar pouco. Em 2013 serão inauguradas a estação Adolfo Pinheiro, na região sul (Linha 5-Lilás) e a ligação entre Vila Prudente e Oratório, na zona leste, por meio de monotrilho. Para 2014 está previsto o monotrilho da linha 17, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas ao Morumbi. Também serão entregues as estações da Linha 4-Amarela Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Vila Sônia e Morumbi. “Elas ficam prontas ao longo de 2014”, diz o diretor de operações do Metrô, Mario Fioratti Filho.

 

Ele lembra que o transporte de passageiros até o Itaquerão será garantido pelas atuais linhas de trem e de metrô que levam até o bairro de Itaquera, na zona leste da cidade. “Estamos modernizando as linhas para que haja intervalo menor entre os trens e aumento da capacidade do transporte de passageiros.”

 

Leia também:

Metrô de Itaquera não vai funcionar nos dias de jogos da Copa de 2014 em SP 

Em São Paulo, chegada do Metrô leva medo a comunidades 

Em São Paulo, metrô perto rende nota alta ao Ipiranga 

Comentários

Francisco - 21 de Setembro de 2012 às 21:32 Positivo 1 Negativo 0

PRONTO... ESTÁ ABERTO O CAMINHO PARA DESVIOS DE DINHEIRO PÚBLICO...

Clique aqui e deixe seu comentário