Na quarta-feira (12), o Governo de Tocantins recebeu o projeto do metrô de superfície que será construído em Palmas. Os estudos de viabilidade de implantação da obra foram feitos pela empresa espanhola FCC Construções. A previsão é de que a construção inicie em 2013.
O projeto foi idealizado após a assinatura de um termo de cooperação entre o governo do estado e o grupo, durante visita do governador de Tocantins à Espanha em maio deste ano.
O valor da obra ainda não foi estipulado, pois ainda serão feitas algumas modificações no projeto. Porém, de acordo com o governo, 80% do valor virá de bancos nacionais e 20% do estado. A FCC Construções também demonstrou interesse em investir na obra.
Entre as modificações que serão realizadas, está a redução do trajeto e adequações para que o metrô não dispute espaço com os pedestres. A construção acontecerá em três etapas: a primeira, de 9,5 quilômetros, irá até Ulbra; a segunda, com seis quilômetros, vai do Palácio até a região norte da cidade; já a terceira vai até a Feira de Agronegócios do Tocantins (Agrotins).
Leia também:
Mobilidade urbana envolve participação popular, afirmam especialistas
MPF quer transporte público mais acessível no Tocantins