“Salvador vai ter metrô”, assegurou o titular da pasta ao ser questionado sobre a viabilidade das obras do sistema metroviário interligando a capital baiana a Lauro de Freitas e integrando o novo projeto para a Avenida Luís Vianna Filho ao trecho de 6 km existente.
A ênfase do ex-presidente da Petrobras acontece após uma cobrança do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL) para que ao menos três estações de metrô estejam funcionando durante a Copa das Confederações em 2013.
Segundo Gabrielli, um estudo sobre a “partida-destino” do sistema já começa a ser desenvolvido pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), com o objetivo de obter números reais sobre a demanda de passageiros para o metrô.
O levantamento a que ele se refere é a Pesquisa Origem e Destino Domiciliar, anunciada pela Seinfra no último dia 20 de agosto e que deve se estender até maio.
Com os dados dessa pesquisa, orçada em mais de R$ 3 milhões, espera-se por fim no embate entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Secretaria de Transportes e Infraestrutura de Salvador (Setin), que divergem quanto ao fluxo de usuários que devem utilizar a linha 2 do metrô.
“Os estudos necessários para o lançamento do Edital da PPP do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas foram obtidos através do Procedimento de Manifestação de Interesse, realizado no ano passado, e foram analisados por uma consultoria especializada”, apontou a Sedur em nota, baseados também em dados do município.
Por meio de ofício, o titular da secretaria soteropolitana, José Luiz Costa, negou que existam informações na Setin. “[...] Não assumimos nenhuma responsabilidade sobre os cálculos de demanda apresentados nos documentos referidos e, de imediato, rechaçamos que os dados da citada tabela tenham sido produzidos por esta secretaria ou qualquer outro órgão da Prefeitura do Salvador [...]”, aponta o documento, divulgado pelo Bahia Notícias.
A própria Seinfra, na pesquisa de origem destino, sugeriu que os dados apresentados podem não corresponder à realidade. “A última pesquisa de mobilidade urbana datada de 1995, além de se encontrar defasada, ficou restrita a Salvador, comprometendo um planejamento em conjunto”, indicou a pasta.
O projeto da linha 2 do metrô segue em consulta pública até o dia 20 de setembro – a previsão inicial era até 20 de agosto, porém a Sedur prorrogou o prazo por mais 30 dias -, quando serão finalizados os estudos e divulgado o calendário da licitação para a Parceria Público-Privada (PPP) responsável por operar o sistema.
A previsão do governo é que em outubro já esteja disponível o edital.