Rio de Janeiro: mobilidade na pauta dos futuros prefeitos

Eduardo Paes (PMDB) e Marcelo Freixo (PSOL) monopolizam as eleições para prefeito no Rio de Janeiro. Conheça suas propostas de mobilidade

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Pedro Carion / Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de setembro de 2012

 

O Rio de Janeiro é a terceira cidade da série de reportagens do Mobilize com os candidatos a prefeito de onze importantes capitais do país. Tal como em BH e SP, que já tiveram matérias publicadas anteriormente, agora fomos atrás dos candidatos do Rio para saber quais suas propostas para melhorar a mobilidade urbana sustentável de sua cidade.

Na capital carioca, a disputa eleitoral está monopolizada entre dois candidatos: o atual prefeito Eduardo Paes (PMDB), à frente com 53% das intenções de voto, seguido de Marcelo Freixo (PSOL), com 13%, em segundo lugar (Pesquisa Datafolha, 28 de agosto). Já os demais candidatos*, por estarem muito atrás na preferência do eleitor, não foram consultados para esta reportagem.  

 

Veja a seguir o que responderam os dois concorrentes do RJ à seguinte questão levantada pelo Mobilize: 

 

"Caso seja eleito, qual o principal projeto de mobilidade urbana sustentável que implementará durante o seu governo?” 

  

 

Eduardo Paes (PMDB)

  

 Atual prefeito e candidato à reeleição pela coligação Somos um Rio

 

"Nós estamos trabalhando muito no nosso governo para melhorar a mobilidade na cidade do Rio e oferecer transporte público de qualidade que signifique mais conforto para o trabalhador no seu deslocamento diário. E, quanto melhor a opção de transporte coletivo, mais gente que hoje tem carro vai deixar o veículo na garagem e contribuir para reduzir os engarrafamentos. Fizemos a primeira licitação de linhas de ônibus da história do Rio de Janeiro, exigindo qualidade no serviço e a renovação da frota. Implantamos o Bilhete Único Carioca, que garante ao trabalhador fazer até três viagens (duas de ônibus e uma de ligeirão) pelo preço de apenas uma.


Os ligeirões, corredores expressos de BRT (Bus Rapid Transit), que já começaram a ser implantados, vão integrar toda a cidade e promover uma revolução na área de transporte, reduzindo pela metade o tempo de deslocamento. Os BRTs Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil, somados à Linha 4 do Metrô, parceria com o Governo do Estado, e ao VLT do Centro, vão permitir que, em 2015, 63% dos cariocas tenham acesso a ir e vir todo dia em meios de transporte de alta capacidade. Hoje, somente 18% da população têm acesso a esse tipo de transporte. O Ligeirão Transoeste, que já funciona do Terminal Alvorada na Barra da Tijuca até Santa Cruz, vai ser capaz de beneficiar até 220 mil moradores da Zona Oeste. Projetos que nas outras gestões ficaram apenas no discurso, como o Túnel da Grota Funda e o antigo corredor T5 (Barra-Galeão, atual Transcarioca), hoje são realidade.


O Veículo Leve sobre Trilhos vai aumentar em 50% a capacidade de trânsito no Centro da cidade, tirando carros e linhas de ônibus da região. As mudanças no transporte vão ajudar a cidade otimizar a frota de ônibus na cidade, organizando melhor o tráfego. Além disso, contribuem para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Definimos uma meta de redução de 16% sobre as emissões verificadas em 2005.

 

Outro ponto importante é garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência ao transporte público. Em 2009, a cidade dispunha de apenas 310 ônibus adaptados, o equivalente a menos de 5% da frota do município. Hoje, são 5.150 ônibus, chegando a 60% da frota. Nossa meta é chegar a 100% até 2014. Além disso, todos os ônibus do BRT Transoeste, por exemplo, já nasceram acessíveis.  

 

Além das obras viárias, implantamos soluções inteligentes e práticas que facilitam o dia a dia na cidade e nossa proposta é ampliá-las ainda mais. Criamos os corredores exclusivos de ônibus - BRS - do Centro e da Zona Sul, que já diminuíram em média 30% o tempo de viagem dos passageiros e serão estendidos para outras regiões. Construímos um dos mais modernos centros de operações do mundo, com cerca de 900 câmeras e monitoramento da cidade 24 horas. Multiplicamos em vinte vezes o número de agentes da CET-Rio e ampliamos os painéis informativos nas principais vias, que indicam o tempo médio de percurso por diferentes opções. Também estamos dobrando a malha cicloviária do Rio, passando de 150 km para 300 km – a maior do Brasil. A proposta é chegar a 450 km em 2016 e tornar o Rio a cidade com mais ciclovias da América Latina. Estamos trabalhando para deixar o Rio cada vez mais no caminho certo.

 

Outra iniciativa é o sistema de aluguel de bicicletas - bikerio, que incentiva o compartilhamento do meio de transporte saudável, não poluente e que reduz engarrafamentos. A Prefeitura pretende desenvolver para estímulo ao uso do veículo elétrico (táxi e compartilhamento de veículos)." 

 

 

 

Marcelo Freixo (PSOL)

 
 

Ex-diretor do sindicato dos professores, ex-deputado estadual e candidato do PSOL à prefeitura do Rio

 

 

"A questão da sustentabilidade é a base de várias de nossas propostas, voltadas para um governo com planejamento, transparência e justiça ambiental. Para reduzir a demanda de automóvel, nossa aposta principal é ampliar o controle financeiro do sistema do RioCard. Com isso, vamos ter melhores condições de desenvolver estratégias de barateamento das tarifas com ganhos de qualidade no sistema. Se tivermos maior controle sobre esses fluxos financeiros, também vamos poder estender o tempo do bilhete único ou oferecer descontos para quem recarregar o RioCard todo mês, por exemplo. Além disso, no caso dos BRTs, vamos analisar a possibilidade de conversão dessas linhas de ônibus em modais sobre trilhos.

Para aliar mobilidade e sustentabilidade, é preciso atuar num plano mais macro do sistema de transportes, pensando o planejamento a curto, médio e longo prazos, além de integrá-lo ao planejamento urbano e ao ordenamento territorial da cidade. Não adianta sair construindo mais ruas, túneis e viadutos, ou implantando mais e mais linhas de transporte público, se continuamos provocando o crescimento desordenado das áreas centrais e não incentivando sub-centros importantes tais como o Méier, Madureira, Penha, Bangu, Campo Grande e tantos outros."

 

* Os outros candidatos à prefeitura do RJ são: Rodrigo Maia (DEM), com 5%; Otavio Leite (PSDB), com 3%; e Aspásia (PV), Antonio Carlos (PCO), Cyro Garcia (PSTU) e Fernando Siqueira (PPL), com 1%, cada. Votos em branco ou nulo somam 13%, e 10% estão dizem não saber em quem votar. Pesquisa Datafolha, divulgada em 28/8 

Comentários

Minha Zona Norte - 13 de Setembro de 2012 às 09:35 Positivo 0 Negativo 0

Interessante observar que nenhum dos dois candidatos cita a questao da mobilidade a pé e a qualidade das calcadas. Certamente nao acompanham o debate em torno do tema feito pela Mobilize e de desconhecem a legislacao falha, a qual existe.

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