A faixa exclusiva para bicicletas ficará junto ao canteiro central da via entre a rua da Consolação e a praça Oswaldo Cruz. Vai funcionar nos domingos e feriados, das 7h às 16h.
No cruzamento com a rua Haddock Lobo haverá um semáforo com programação especial para alternar passagem de motoristas e ciclistas. A medida tem como objetivo evitar o entrelaçamento do fluxo de "bikes" com o de carros no trecho do acesso ao túnel Complexo Viário Doutor Arnaldo - Rebouças.
Ainda em setembro, a ciclofaixa será integrada à ciclorrota turística do Centro (esta funcionará a semana toda), que já está em fase de implantação. Faixas vermelhas já podem ser vistas nos calçadões da região central.
A ligação entre as duas vias exclusivas para bicicletas será feita pela motofaixa das avenidas Vergueiro e Liberdade, que será transformada em uma ciclofaixa aos domingos e feriados.
Para a cicloativista Aline Cavalcante, 26, a ciclofaixa de lazer da avenida Paulista vai ajudar as pessoas a terem "um novo olhar" sobre o uso da bicicleta naquela via e na cidade, mesmo que apenas nos fins de semana.
Ela diz que a próxima gestão municipal deve olhar para a bicicleta como meio de transporte e empreender esforços para que ela seja considerada fator importante para a mobilidade urbana.
Leia também:
Organizações sociais querem transporte público grátis no Dia Mundial Sem Carro
Grupo 'cura' calçadas 'machucadas' na região da av. Paulista
Em São Paulo, bicicleta vai ocupar motofaixa na Vergueiro