Vários ciclistas estão reclamando da falta de segurança e manutenção da ciclovia na Avenida Mário Covas, em Santos, no litoral de São Paulo. Quem passa pelo local diz que os acidentes também estão virando rotina. Assaltos, falta de iluminação e limpeza são as principais reclamações dos ciclistas.
A ciclovia tem mais de 3 mil metros de extensão. Segundo os ciclistas, a preocupação de quem é obrigado a passar pelo local todos os dias aumenta na parte da noite. Os ciclistas afirmam que não há policiamento suficiente para evitar os roubos. “Roubam bicicleta, dependendo da situação, até documentos, relógios e celular”, diz o motorista Luiz Carlos da Silva.
De acordo com os ciclistas, a falta de segurança se estende também na sinalização da via. Vários trechos da avenida estão danificados e nenhum agente de trânsito fica no local para ajudar onde os ciclistas não são respeitados. Os cruzamentos, segundo os ciclistas, são os locais em que eles tem mais contato com caminhões e carretas. “Os carros queimam sinal. O portuário passa bem cansado da sua jornada de trabalho e, por isso, fica mais propenso a acontecer acidentes”, explica o portuário Erikson Mothe Dias.
Outro problema é a sujeira que traz prejuízos para os trabalhadores. “O pessoal passa aqui na madrugada e joga garrafa. Não tem manutenção nessa via. A minha bicicleta furou o pneu e eu tive que trabalhar e, na madrugada, voltar a pé até o Macuco”, diz o estivador Francisco do Carmo.
O motorista Luiz Carlos da Silva também reclama da situação. “É muito trigo que cai. Tem um pedaço, ali na Santa (monumento), que não tem ciclovia, e nós temos que atravessar no lado esquerdo, para depois voltar para o lado direito. Na virada dela, onde tem o Ensacador (monumento), está sem iluminação há dois ou três meses. Está horrível”, fala.
A prefeitura de Santos diz que a Secretaria de Serviços Públicos fez um serviço de drenagem na ciclovia para evitar o empossamento de água. Quanto a sinalização, a prefeitura afirma que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai começar um programa de revitalização das ciclovias da cidade, mas não deu um prazo para os trabalhos na Avenida Mário Covas. A Prefeitura informou ainda que a primeira a ser reformada será a da orla da praia.
Já a polícia explica que foram registrados dois furtos no trecho desde janeiro. Além disso, a polícia aumenta o efetivo de acordo com o número de casos. Ainda segundo a nota, diante do pedido, a polícia promete intensificar o policiamento na região.
Leia também:
Ciclovia entre Santos e São Vicente será reformulada até dezembro
Os engarrafamentos do futuro
Em São Paulo, Governador autoriza compra de 22 veículos leves sobre trilhos (VLT), que ligará São Vicente à Santos