O promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes, responsável pela área de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Estado de São Paulo, foi a primeira autoridade a receber o relatório da Campanha Calçadas do Brasil, realizada pelo Mobilize entre abril e julho.
Para isso, Maurício Lopes participou pessoalmente de uma reunião, no dia 2 de julho, com o diretor do Mobilize, Ricky Ribeiro, que o recebeu em seu "quarto-escritório", ao lado de Cristina Ribeiro (diretora executiva da Associação Abaporu), Regina Rocha (jornalista do Mobilize) e Marcos de Sousa (editor do Mobilize).
O promotor fez a cortesia de viajar até Santana de Parnaíba (SP), onde fica a sede do Mobilize, para encontrar-se com Ricky Ribeiro, portador de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença degenerativa que rouba os movimentos do corpo. Ricky trabalha diariamente digitando com os olhos através de uma equipamento que lê o movimento de suas pupilas.
Durante o encontro, a equipe do Mobilize expôs os objetivos da Campanha Calçadas do Brasil, explicou os critérios adotados para a avaliação das calçadas e mostrou os resultados obtidos durante os três meses da ação, aberta à participação de voluntários de todo o país.
O promotor recebeu o documento com entusiasmo e declarou que a iniciativa coincide com sua visão sobre como devem ser gerenciadas as calçadas nas cidades brasileiras. Lopes defende o conceito de que as calçadas integram a via pública e que, tal como a pista de veículos, devem ser projetadas, construídas e mantidas pelas autoridades.
"É inaceitável que a responsabilidade da manutenção da calçada seja entregue à decisão pessoal do proprietário de cada imóvel. O poder público precisa assumir a gestão desse item fundamental para a mobilidade urbana, porque caminhar é a forma mais democrática de transporte e todas as pessoas utilizam as calçadas em algum momento do dia", lembrou o representante do Ministério Público.
Ele também argumentou que o padrão de qualidade obtido na reforma das calçadas da av. Paulista, na capital paulista, deveria ser adotado em todos os principais corredores de pedestres das grandes cidades brasileiras.
Seminário Mobilize
Ao final do encontro, Lopes recebeu uma cópia do relatório Calçadas do Brasil entregue por Ricky e Cristina Ribeiro.
Maurício Lopes comprometeu-se a participar do Seminário Mobilize Brasil, em novembro, que será dedicado ao tema de calçadas. O promotor também vai sugerir que o problema seja incluído entre os temas do Congresso Brasileiro do Ministério Público.
Nas próximas semanas, o relatório Calçadas do Brasil será encaminhado aos Ministérios Públicos de outros estados e ao Ministério das Cidades. Em novembro, após as eleições, o documento será entregue aos prefeitos eleitos no pleito de outubro próximo.