As comunidades do entorno da avenida Vila do Mar, em Fortalza, já podem usufruir dos 3,5 km de ciclovia concluídos e inaugurados no último final de semana. O espaço, voltado para o lazer da população, recebeu pintura e sinalização.
De acordo com a prefeita Luizianne Lins, presente no evento, os moradores da área viviam há anos com a orla interditada e com um nível de abandono significativo. “Foi muito tempo sem ninguém olhar para cá”, disse.
A transformação do local já é uma realidade. São crianças soltando pipa, jovens praticando surf, adultos e idosos fazendo ginástica e realizando lazer. A nova avenida, acompanhada dos equipamentos públicos de lazer, esporte e cultura está alterando a paisagem da cidade, devolvendo aos moradores e visitantes a beleza das praias, há anos encobertas por ocupações irregulares.
O Vila do Mar contempla uma avenida litorânea, ciclovia, calçadões, iluminação pública, praças de convivência, quadras poliesportivas, centro de artes e ofícios, anfiteatro e memorial, mirante, novas barracas de praia, banheiros públicos, saneamento ambiental, proteção de encostas, engorda de praias, construção e reforma de espigão e erradicação de áreas de risco. Além disso, atividades culturais contribuem para o fortalecimento cultural local.
Leia também:
Em Fortaleza, ocupação irregular em calçadas impede mobilidade
86 mil pessoas utilizaram a Linha Sul do Metrô de Fortaleza
Fortaleza anuncia consórcio e pede pressa em obras de BRTs para Copa