Dois meses depois de abandonar as obras de mobilidade urbana em Fortaleza, a construtora Delta já tem substituta.
Na última quarta-feira (1º), a prefeitura da capital cearense divulgou o nome do consórcio Serveng-Civilsan S/A como vencedor da nova licitação para tocar as quatro obras, sendo três corredores exclusivos de ônibus (BRTs) nas avenidas Alberto Craveiro, Dedé Brasil e Paulino Rocha, e a criação do Eixo Via Expressa/Raul Barbosa.
A empresa venceu a concorrência da Andrade Gutierrez, mas o contrato com a prefeitura de Fortaleza ainda não foi assinado. Os trabalhos deverão começar na primeira quinzena de setembro.
Mesmo com os problemas envolvendo a Delta no primeiro semestre, quando a construtora teve seu nome ligado ao bicheiro Carlinhos Cachoeira e abandonou as obras, o prazo de entrega das intervenções de mobilidade urbana não foi modificado, e segue sendo agosto de 2013.
Para respeitar o contrato e entregar os BRTs e o Eixo Via Expressa/Raul Barbosa a tempo, a Serveng-Civilsan S/A terá que adotar regime de quatro turnos (24 horas) e abrir várias frente de trabalho simultâneas, segundo a prefeitura de Fortaleza.
O valor das quatro intervenções está orçado em R$ 235 milhões, sendo R$ 206 milhões em recursos financiados pela Caixa Econômica Federal.
Com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe ainda a passos lentos -- a questão das desapropriações ainda não foi inteiramente resolvida pelo governo do estado --, Fortaleza não deverá, portanto, ter obras prontas de mobilidade urbana para a Copa das Confederações. Isso, a despeito de ter o estádio mais adiantado até aqui, o Castelão.