Sistema integrado no Recife, quando concluído, receberá o dobro de usuários

A rede integrada, hoje utilizada por 800 mil pessoas, poderia ter o dobro da capacidade de atendimento, mas demora a ser implantada

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Fonte: Blog Mobilidade Urbana  |  Autor: Tânia Passos  |  Postado em: 31 de julho de 2012

O Sistema Estrutural Integrado está demorando pra

SEI está demorando para ser implantado

créditos: Divulgação

Com uma frota de três mil ônibus, o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife transporta por dia dois milhões de usuários. Desses, 800 mil estão na rede integrada, o que significa 40% do total de usuários.

O percentual ainda é pouco se levarmos em conta a dimensão e importância da malha idealizada para a integração. Uma das razões é justamente a demora na implantação efetiva do Sistema Estrutural Integrado (SEI).

 

Quando o SEI estiver operando com todos os terminais, a estimativa é duplicar o número de usuários integrados. Para se ter uma ideia, em Curitiba, onde a frota é de 1,9 mil ônibus, o número de passageiros transportados chega a 2,3 milhões/dia, com 95% dentro do sistema integrado. O que reforça um maior grau de eficiência no sistema é o número de viagens realizadas por dia.

 

As obras dos corredores das perimetrais ainda não foram iniciadas. A 2ª e 3ª perimetrais serão executadas pelo município. Já a 4ª perimetral pelo estado. As três com recursos do PAC Mobilidade. As perimetrais não fazem parte da agenda da Copa de 2014. Elas só não podem ser ignoradas como foram até agora.

 

A malha viária do SEI

Radiais

1- Avenida Mascarenhas de Morais (contemplada com o metrô)
2- Rua José Rufino (contemplada com o metrô)
3- Avenida Abdias de Carvalho (não contemplada)
4- Avenida Caxangá (em obras do corredor Leste/Oeste)
5- Avenida Presidente Kennedy (em obras para um corredor exclusivo)
6- Avenida Norte (não foi contemplada)
7- PE-15 (em obras para o corredor Norte/Sul)

 

Perimetrais

1ª Perimetral: Avenida Agamenon Magalhães (contemplada com o Norte/Sul)
2ª Perimetral:  passa pela Estrada dos Remédios, Água Fria e Avenida Beberibe ( obra do município contemplada pelo PAC Mob)
3ª Perimetral:  Sai da Estação Tancredo Neves, passa pelas avenidas Recife, San Martin e Norte (obra do município contemplada pelo PAC Mob)
4ª Perimetral: BR-101, no contorno Recife (obra do estado contemplada pelo PAC Mob)

 

Terminais/ Inauguração

TI PE-15 -  1992
TI Macaxeira- 1992
TI Recife – 1994
TI Joana Bezerra – 1994
TI Afogados – 1994
TI Barro – 1994
TI Jaboatão – 1994
TI Camaragibe – 2002
TI Cavaleiro – 2004
TI Caxangá – 2008
TI Pelópidas – 2009
TI Cabo de Santo Agostinho – 2009
TI Aeroporto – 2012

 

* Outros 11 terminais serão entregues até 2014

Fonte: Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano



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