Na Baixada Santista são quase 168 km de ciclovias. Porém, em São Vicente, no litoral de São Paulo, os ciclistas que passam pelo trecho da linha amarela reclamam que falta segurança no local.
No período da noite, os ciclistas viram alvo de criminosos. O estudante Wesley Couto da Costa conta que já foi assaltado e já viu várias pessoas sendo reféns dessa situação. “Como as árvores são muito grandes e não tem iluminação os bandidos ficam escondidos e acabam abordando as pessoas que passam por aqui.”, explica.
A ciclovia ao longo da linha amarela tem 3 mil metros de extensão, que começam na avenida Marechal Cândido Rondon e seguem até a avenida Mascarenhas de Moraes, na Vila Margarida. O trajeto é todo arborizado, o que deixa a paisagem bonita durante o dia, mas a noite a copa das árvores acaba deixando o local escuro. Como os crimes já se tornaram frequentes, existe uma placa avisando que a ciclovia está acabando e que é bom tomar cuidado com os assaltos. O motorista José de Souza Nunes lembra que seu filho já foi uma das vítimas. “Já levaram o celular dele, o pagamento, a bicicleta. Os dois moleques estavam armados”, diz.
Além dos ciclistas, que estão inseguros, os pedestres também tem medo de passar pelo trecho durante a noite. “Depois das 19h ou 20h eu não consigo passar. Sinceramente, eu tenho muito medo. A gente mal vê a bicicleta, ele vem de repente. Tinha que ter umas luzes, que clareasse e não fizesse tanta sombra, que nos assusta”, conta a merendeira Maria Lúcia Sinigoi.
A Polícia Militar diz que já faz policiamento com carros, motos e bicicletas naquele trecho, e pede que as vítimas façam boletim de ocorrência para direcionar melhor as equipes. A prefeitura de São Vicente disse que vai pedir a Polícia Militar um reforço no policiamento naquele trecho. Sobre a poda das árvores, a prefeitura explica que há um período certo, mas garante que nesta semana um técnico vai avaliar se o serviço pode ser feito antes do período que foi programado. Quanto ao trecho sem ciclovia, a informação é de que estão esperando a conclusão do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai passar pela linha amarela, para fazer um projeto no local.
Leia também:
Ciclovia entre Santos e São Vicente será reformulada até dezembro
Em São Paulo, Governador autoriza compra de 22 veículos leves sobre trilhos (VLT), que ligará São Vicente à Santos
EMTU é autorizada a retomar processo licitatório para o VLT