Na última quinta-feira (12), o governo paulista definiu qual será a modelagem da futura Linha 6-Laranja do metrô. A obra será construída e operada pela iniciativa privada, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
"A PPP tem grande vantagem sobre a obra pública, em termos de tempo e aprovação. Esperamos fechar o projeto em 20 meses, enquanto um projeto de obra pública com financiamento demora 54 meses para começar", afirmou o vice-governador Guilherme Afif, presidente do Conselho Gestor do Programa Estadual de PPPs.
O modelo foi definido com base em propostas recebidas de três empresas com respaldo do Banco Mundial. Com isso, o governo vem buscando atrair também empresas internacionais para a licitação.
"A Linha 6-Laranja será integradora e proporcionará mais sinergia ao transporte metroferroviário. A linha sairá de São Joaquim, passará pelas universidades, cruzará o Rio Tietê e irá até a Freguesia do Ó e Brasilândia. Trata-se de uma grande obra", diz o governador Geraldo Alckmin.
A licitação da obra terá início em janeiro de 2013 e deve começar a ser executada no início do segundo semestre do ano que vem. A Linha 6-Laranja contará com 15 estações e terá 13,5 quilômetros de extensão.
Leia também:
Metrô de São Paulo faz investimento para garantir acessibilidade
Monotrilho: metrô nas alturas em Belo Horizonte
Expansão do metrô de São Paulo prevê nove miniestações