A prefeitura do Rio de Janeiro deu início às obras da via expressa Transolímpica na última quarta-feira (4). O corredor de Bus Rapid Transit (BRT) terá 23 quilômetros de extensão e ligará o Recreio dos Bandeirantes à Deodoro. As obras devem ficar prontas até o final de 2015.
A Transolímpica fornecerá transporte para as áreas da Vila dos Atletas, Parque Olímpico do Rio e Parque Radical do Rio, locais onde acontecerão os eventos dos Jogos Olímpicos de 2016. O corredor ainda passará pela Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Curicica, Taquara, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos.
As obras começam com a construção de um viaduto sobre a Avenida Marechal Fontenelle, no Jardim Sulacap. No total, serão construídas duas pistas com três faixas para veículos e faixas exclusivas para o BRT. O corredor do Bus Rapid Transit permitirá a conexão da Transolímpica com as vias da Transcarioca e com a Transoeste.
O custo da obra foi calculado em R$ 1,55 bilhão. O financiamento será feito em parceria com a iniciativa privada por meio de concessão, dando o direito de construção, operação e manutenção por 35 anos.
Leia também:
Sistema BRT de ônibus é solução imediata para regiões metropolitanas
Auditoria de segurança viária em BRT diminui acidentes em até 40%
Túnel e BRT criam polo de desenvolvimento no Rio