A abertura dos envelopes do processo de licitação ocorreu nesta terça-feira, mas, segundo o governo do estado, ainda serão analisados os recursos e documentações das empresas participantes da concorrência pública antes da divulgação oficial da escolhida.
Quatro empresas se inscreveram para participar da concorrência, mas apenas duas atendiam aos pré-requisitos do edital. Em 2011, a TTrans firmou contrato contrato com a Central Logística, do governo do estado, para manutenção de bondes.
Este ano, a companhia assinou contrato com o MetrôRio para fornecer suporte técnico, acompanhar e fiscalizar dos 19 trens comprados na China. Já a SuperVia contratou a empresa para a instalação de ar-condicionado em 30 trens ano passado.
Em 2005, a TTrans já havia assinado outro acordo com a Central Logística para restauração de 14 bondes — o mesmo número que agora será fabricado pela empresa paulista.
A finalização do processo de licitação não significa que o sistema de transportes em Santa Teresa vai voltar a operar logo. Somente o protótipo do bondinho, que terá 24 lugares, demora um ano e meio para ficar pronto. Dessa maneira, o primeiro carro só deve ser entregue ao Estado no fim de 2013. A revitalização total só será concluída em 2014.
Mais trechos licitados
Outros dois editais — para aquisição de trilhos adequados e para reformulação das estações Carioca e Silvestre — devem ficar prontos no próximos dias. A revitalização do sistema de bondinhos de Santa Teresa deverá incluir a circulação dos veículos sobre trilhos durante toda a madrugada.
A previsão é criar um circuito cultural Lapa-Santa Teresa. Ano passado, cinco pessoas pessoas morreram e 57 ficaram feridas após o bondinho descarrilar quando descia a Rua Joaquim Murtinho. Entre os mortos, estava o motorneiro.
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