A ciclovia na região norte de Goiânia já começou a ser construída. O lançamento da obra foi feito no trevo onde começa a ciclovia, em frente ao Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto foi feito pelo curso de arquitetura e urbanismo da UFG.
Serão 12 quilômetros de extensão, partindo do campus. O trajeto vai seguir pelo setor São Judas Tadeu, avenida Pedro Paulo de Souza, no setor Goiânia I, Parque de Exposições, na Nova Vila, praça do Botafogo e rua 233, chegando à Praça Universitária.
A ciclovia é uma cobrança antiga. Moradores reclamam que é arriscado pedalar pela cidade por causa da falta de ciclovia e a prefeitura prometeu que as obras começariam no dia 29 de junho. O atraso foi de quatro dias.
Ainda durante o lançamento da obra, uma equipe da prefeitura deu início às medições para a criação da ciclovia. Segundo a Secretaria de Planejamento (Seplan), a obra tem início com recursos e funcionários da prefeitura para evitar a necessidade de licitação e agilizar o processo. “Até o final do ano esta obra vai estar bem adiantada, se já não estiver concluída”, diz o secretário de planejamento Lívio Luciano.
Os ciclistas comemoraram a conquista. “Agora vai ficar mais tranquilo andar nessas regiões aqui, ainda mais para mim que uso a bicicleta constantemente”, afirma o professor Elber Magalhães.
* Publicado originalmente no G!, com informações da TV Anhanguera
Leia também:
Trem que liga Brasília a Goiânia ficará pronto em 2017
Em Goiânia, projeto do VLT está pronto
Especialistas divergem sobre metrô em Goiânia