Transporte Urbano Sustentável salva vidas

Evento "Transporte Sustentável Salva Vidas" reuniu técnicos, pesquisadores e especialistas da área no Rio

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Maria Fernanda Cavalcanti  |  Postado em: 21 de junho de 2012

O evento reuniu técnicos, pesquisadores e especial

Evento reuniu técnicos e pesquisadores

créditos: Mariana Gil / Embarq Brasil

Com mediação do diretor da EMBARQHolger Dalkmann, o evento “Transporte Sustentável Salva Vidas” reuniu técnicos, pesquisadores e especialistas da área, na manhã desta quarta-feira (20), na sede do Rio Ônibus, no Rio de Janeiro. Organizado pela Embarq (produtora do TheCityFix), Fetranspor e Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT), o encontro aconteceu em paralelo às reuniões da Rio+20, com o intuito de dividir práticas para diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito.

 

Entre os palestrantes estavam Cláudia Baptista, Gerente de Informações de Tráfego da Diretoria de Desenvolvimento da CET-Rio; Luiz Antonio Galvão, Gerente de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS); Luis Antonio Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil; Guilherme Wilson, gerente de Operações de Mobilidade da Fetranspor; além de Luis Gutierrez, diretor estratégico de EMBARQ para América Latina e secretário geral da Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT), e Tyrrell Duncan, diretor da divisão de Transporte e Comunicação do Banco de Desenvolvimento Asiático (ADB).

 

“Precisamos fazer com que a segurança viária seja um assunto prioritário entre os tomadores de decisão e operadores”, lembra Dalkmann que apresentou o compromisso voluntário de promoção do transporte sustentável firmado pela Embarq com a ONU na Rio+20.

 

Os palestrantes mostraram em números os danos que a falta de preocupação com sinalizações e infraestrutura pode causar. Calcula-se que 1,3 milhão de pessoas morram e 50 milhões fiquem feridas em acidentes de trânsito a cada ano. “Começamos a entender que os acidentes não eram só um problema do transporte, mas também de saúde pública”, explica Luiz Antonio Galvão, Gerente de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que participou da estruturação da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, da ONU.

 

Alternativas como as auditorias de segurança viária são algumas das alternativas para minimizar o risco de acidentes. Lindau, diretor-presidente da EMBARQ Brasil, apresentou o trabalho feito pela EMBARQ, em conjunto com diversos países, para criar o manual Segurança Viária em Corredores de Ônibus. “É preciso lembrar que apenas corredores de ônibus não oferecem mais segurança, e sim corredores de ônibus bem implementados oferecem mais segurança”, explica.

 

Para que as auditorias saiam do papel, porém, é fundamental o apoio financeiro, que muitas vezes chega por meio dos bancos de desenvolvimento, como Tyrrell Duncan, do ADB, mostrou em sua palestra. “Ainda não acertamos em tudo, mas estamos tentando. Nós precisamos nos unir com especialistas e organizações como estas aqui presentes nesta sala para salvar vidas”, finaliza Duncan.

 

Apresentações disponíveis para download:


 

Moderador: Holger Dalkmann, diretor da EMBARQ

 

Leia também:

 

Transporte sustentável é esperança na Rio+20 

Rio lança programa de baixa emissão de carbono com meta de redução de 20% de gases poluentes até 2020 

Especialista fala na Rio+20 da mobilidade urbana no Brasil e no mundo 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário