Porto Alegre terá aluguel de bicicletas no segundo semestre

A partir da segunda metade deste ano, os porto-alegrenses terão acesso a bicicletas de aluguel em 30 pontos da cidade

Notícias
 

Fonte: Jornal do Comércio  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 19 de junho de 2012

Os ciclistas percorreram cerca de sete quilômetros

Ciclistas de Porto Alegre saem em pedalada

créditos: Ricardo Stricher

O novo serviço foi anunciado no último domingo (17) pelo prefeito José Fortunati, na largada do Passeio Ciclístico do Bem-Estar, no Parque Farroupilha, promovido pela prefeitura e Unimed.

 

Cerca de 250 ciclistas participaram da ação para celebrar o uso da bicicleta como atividade física e meio de transporte, e que teve a presença do ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa. 

 

Pela proposta, os usuários poderão acessar as bicicletas por meio da liberação por celular e entregá-las em outro dos 29 pontos instalados, a exemplo do que ocorre em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Em nota, a prefeitura diz que o projeto associa-se à construção de ciclovias na capital do RS, e é um esforço do município para estimular este transporte, com segurança. Até 2014, Porto Alegre terá cerca e 50km de ciclovias, anunciou o órgão.

 

"Estamos trabalhando para criar insfraestrutura para que os ciclistas circulem em segurança, estimulando nos cidadãos a cultura do respeito à bicicleta como meio de transporte", disse Fortunati. 

 

A estrutura técnica do projeto foi formatada pela EPTC - Empresa Pública de Transporte e Circulação. A prefeitura desenvolve agora a avaliação financeira da proposta e está em busca de parceiros para viabilizá-la. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, o aluguel será de baixo custo. "O valor do aluguel será simbólico, uma vez que teremos parceiros patrocinando a iniciativa. O objetivo é tornar a bicicleta acessível ao cidadão", explcou Capellari. 

 

Conhecido mundialmente por estimular o uso da bicicleta, o conferencista do Fronteiras do Pensamento e ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, participou do passeio ciclístico na capital porto-alegrense. Sobre as soluções em mobilidade urbana para as grandes cidades, ele defendeu a priorização das pessoas. "Nos últimos 80 anos, fizemos cidades para os carros. Agora, temos que pensar em espaços qualificados para a circulação das pessoas e das bibicletas", manifestou Peñalosa.

 

Os ciclistas percorreram 7 km, no trecho entre a avenida Setembrina, Túnel da Conceição, Rodoviária, Mauá, Gasômetro, avenida Edvaldo Pereira Paiva, Aureliano de Figueiredo Pinto, Venâncio Aires, rua Santana e retorno ao Parque Farroupilha.

 

Leia também:

 

Seis das dez obras de trânsito para a Copa em Porto Alegre não saíram do papel 

Projeto prevê transporte de bicicletas em ônibus de Porto Alegre 

Obra da ciclovia da Ipiranga recomeça no dia 18 em Porto Alegre 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário